MOTELx 2015

Quando o terror lhe bate à porta

A 9ª edição do Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa – de 8 a 13 de setembro – arranca cheio de novidades. A começar por um warm-up já a partir de quinta-feira, dia 3, para garantir que está mesmo imbuído do espírito terrorífico que um certame desta envergadura exige. Acha que está?

Nada como uns dias de aquecimento para ter a certeza que tantos filmes de terror não lhe vão tirar o sono. Entre 3 e 5 de setembro haverá uma espécie de estágio antes de começar a 9ª edição do MOTELx. Logo na quinta-feira, há cinema ao ar livre (gratuito), a partir das 22h30, no largo em frente ao Lounge Bar, no nº1 da Rua da Moeda. Uma Rapariga Regressa de Noite Sozinha a Casa, de Ana Lily Amirpour promete surpreender, já que se apresenta como o primeiro western de vampiros iraniano. Segue-se, por volta da meia-noite, o concerto de Ghost Hunt e dj set de DJ Nunchuck. Já na sexta-feira, dia 4, assista aos Beauty Junkyards com o Dj Francisco Ferreira (Capitão Fausto), no Sabotage Club, no Cais do Sodré. O bilhete custa 5 euros. Se no final resolver ir beber um copo, tenha cuidado. Entre a meia-noite e as 3 da manhã, imprevisíveis criaturas irão espalhar o terror pelas ruas de Lisboa com as Horror Parades Mini/MOTELx. Já no último dia de warm-up, tempo para assistir, gratuitamente, à película They Live, de John Carpenter, a partir das 21h30, no largo de São Carlos.

Adeus silly season

O MOTELx preparou, como já vem sendo hábito, a melhor seleção de filmes de terror portugueses e estrangeiros com cerca de 80 à escolha. Um dos maiores destaques na programação vai para o filme de abertura, A Visita, de M. Night Shyamalan, criador de Sexto Sentido e da série Wayward Pines (atualmente em exibição em Portugal). Só chega às salas portuguesas no dia 10, por isso não perca a oportunidade de assistir à sua antestreia na terça-feira, dia 8, pelas 21h30. Ainda na secção Serviço de Quarto, aproveite para ver alguns nomes da sétima arte bem conhecidos do grande público. Caso do veterano Kevin Bacon no recente filme do realizador Jon Watts, Cop Car, dia 11, às 21h45 ou de Kim Basinger, dia 13, pelas 19 horas, com I am here, do realizador Anders Morgenthaler. Este último foi designado pela crítica um “thriller biológico” e considera-se a melhor interpretação da protagonista desde LA Confidential, com o qual ganhou um Óscar, em 1997. Para o encerramento do MOTELx, a organização escolheu um filme de Eli Roth – convidado de honra do festival em 2011 – com Keanu Reeves como personagem principal. Knock Knock é um remake de Death Game, de 1977, realizado por Peter Traynor. Vai ser exibido dia 13, pelas 21h30. Todos os filmes mencionados serão projetados na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge e um custo de 4 euros por bilhete.

Convidados especiais

Um dos momentos altos do festival será a homenagem a Christopher Lee, um ícone dos filmes de terror, falecido em junho deste ano. Vai ser, por isso, exibido o filme Eugenie (1969), de Jess Franco, escolhido e apresentado pelo crítico de cinema Stéphane du Mesnildot da revista Les Cahiers du Cinéma. Assista no domingo, dia 13, pelas 19h15, na sala 3 do Cinema São Jorge.

Destaque também para a presença no festival do cineasta sul-africano Richard Stanley que vem acompanhado de David Gregory, realizador do documentário Lost Soul: The Doomed Journey of Richard Stanley’s Island of Dr. Moureau ao qual poderá assistir no dia 10, quinta-feira, pelas 19h15, na sala 3 do Cinema São Jorge. Esta película retrata o projeto atribulado que foi The Island of Dr. Moreau. É assinado por John Frankenheimer, protagonizado por Marlon Brando e Val Kilmer e foi considerado um dos piores filmes dos anos 90. Mas, inicialmente, este era para ser o projeto da vida de Richard Stanley. Assista ao documentário para saber o que aconteceu afinal.

Desengane-se se pensa que por se falar em terror, as crianças estão excluídas. Para os mais pequenos haverá igualmente uma programação muito especial. A secção Lobo Mau irá exibir na Cinemateca Júnior dois filmes que têm alguns dos ingredientes que maior curiosidade suscitam nas crianças: o medo, ou o próprio terror (basta falar da história dos Três Porquinhos ou do Lobo Mau). Neste caso, leve-as a assistir a Monster House, no dia 11, às 10h30 ou ao Hotel Transylvania, no dia seguinte, pelas 15 horas.

É também este ano que o MOTELx se torna o festival de cinema com o maior prémio monetário em competições de curtas, subindo para 5 mil euros o valor a atribuir ao vencedor do Prémio MOV MOTELx – Melhor Curta de Terror Portuguesa.

Entre muitas outras atividades (exposições, workshops, ateliês) será uma verdadeira maratona cinematográfica de terror. Visite o site do MOTELx, escolha a quais quer assistir e deixe o medo em casa porque este é um festival verdadeiramente impróprio para medricas.

 

Ana Marta Monte

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora