Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel

No final da visita ao museu da Vista Alegre será possível admirar a arte dos pintores da marca. Todos os anos, a fábrica produz cerca de 10 milhões de peças.
Acredita que esta á a vista de um dos quartos do hotel? Se ficar alojado no quadro da Capela vai poder aceder a um varandim no interior da Capela de Nossa Senhora da Penha de França.
O novo museu da Vista Alegre junta milhares de peças que compõem a história da marca. Logo à entrada, os visitantes podem entrar no interior de dois antigos fornos que demoravam sete dias a aquecer.
A fábrica da Vista Alegre, fundada em 1824, guarda as memórias e os segredos desta marca de porcelana, a mais antiga em Portugal.
Integrada no complexo da Vista Alegre, a Capela de Nossa Senhora da Penha de França foi mandada edificar em finais do século XVII pelo Bispo de Miranda, D. Manuel de Moura Manoel, cujo túmulo está guardado no interior.
Os arquitetos Tiago Araújo e Paula Fonseca Nuines idealizaram uma bela escadaria que faz a ligação entre a ala moderna e o palácio, com origens no século XVII.
No exterior há mais duas piscinas, enquadradas pelo rio Boco (um braço da Ria de Aveiro) e pelas gafanhas características da região.
O caril de camarão e quiabo com aroma de anis é um dos pratos da ementa do restaurante, onde também sobressaem as iguarias com bacalhau que fazem jus à tradição piscatória de Ílhavo.
Junto ao SPA há duas piscinas interiores (uma para adultos e outra para crianças), além de sauna, jacuzzi e banho turco.
Amplo e luminoso, com vista para o rio Boco, o restaurante do hotel homenageia a gastronomia tradicional portuguesa, servida em loiça Vista Alegre.
Mais do que um mero objeto utilitário, a banheira da master suite é uma autêntica peça de design. Colocada sob um teto panorâmico, surge enquadrada por um conjunto de borboleta nas paredes, todas pintadas à mão.
Inaugurado em novembro de 2015, o Montebelo Vista Alegre está situado entre o rio Boco e a fábrica de porcelanas da marca, situada no concelho de Ílhavo.
Este cinco estrelas é composto por uma nova ala, que integra estruturas da primeira fábrica, e pelo palácio do fundador da Vista Alegre, José Ferreira Pinto Basto.
A porcelana serve de inspiração ao hotel, sendo utilizada na decoração de toda a unidade. Os moldes (na imagen) são o tema do primeiro piso, enquanto o segundo é dedicado ao branco (a cor da porcelana depois de cozida) e o terceiro à decoração.
Elegância, luxo e requinte são adjetivos à medida de todos os quartos do hotel e mais ainda da master suite, onde dominam o branco e o azul da Vista Alegre.

Nelson Jerónimo Rodrigues 2016-03-30

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora