Mais Liberdade na Avenida

Uma feira e seis quiosques para o Passeio Público

Este fim-de-semana, a artéria mais emblemática da capital está no centro das atenções. Duas novidades – uma feira de antiguidades, alfarrabistas e artesanato e a abertura de seis quiosques temáticos – coincidem na inauguração. Felizmente, não é sol de pouca dura. A feira será mensal, os quiosques são para ficar. Venha a nós a Avenida.

Pública como dantes

A recém-criada Associação Passeio Público diz logo ao que vem. Com a assinatura “Viver a Avenida da Liberdade”, fica claro que o que se pretende é tornar esta zona da cidade mais próxima das pessoas, mais visitável e vivida. A nova entidade assume como missão e objectivo “devolver o passeio público à cidade, tal como era antigamente, ou seja, um ponto privilegiado onde os lisboetas se reúnem para conversar, passear e fazer compras.”

É assim que já a 14 e 15 de Maio vai acontecer a primeira Feira de Antiguidades, Alfarrabistas e Artesanato, um evento que passará a ocupar regularmente o passeio da Avenida, sempre no segundo fim-de-semana de cada mês, das 10h às 20h.

Para esta edição inaugural estão já confirmados mais de 150 participantes, entre livreiros e alfarrabistas, antiquários e artesãos, das artes tradicionais ao novo artesanato urbano. Alguns artífices vão estar a trabalhar ao vivo, sendo possível assistir, por exemplo à confecção de um tapete de Arraiolos, à construção de instrumentos musicais e a produção de sapatos tradicionais alentejanos.

Quiosques Liberdade

É a derradeira confirmação de uma feliz tomada de assalto. Depois dos quiosques do Refresco (e de vários outros que têm sido inaugurados nos últimos tempos, enfeitando miradouros e jardins de Lisboa), eis que a zona mais nobre da cidade, no eixo que vai do Marquês aos Restauradores, ganha seis novos quiosques, verdinhos e tradicionais, cada um com a sua especialidade (cinco começam a funcionar desde já, o sexto apenas em Outubro).

Tome nota: os dois quiosques Banana Café vão servir smoothies, wraps e saladas. O Hot Dog Lovers vai vender os famosos cachorros quentes de Cascais e ainda tábuas de queijos e enchidos com vinho português para acompanhar. A Maritaca, pizzaria de Alcântara, vai ter finas fatias rectangulares de pizza e outras especialidades italianas como bruschettas e sobremesas. Por fim, O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo serve ainda, para além do bolo que o celebriza, outro tipo de pastelaria e gelados. Os quiosques recebem até 40 pessoas e estão abertos das 09 às 23 horas. Ao sábado, a festa dura até que soem as 12 badaladas. Tomamos a liberdade de o desafiar a uma visita.

Céu Coutinho 2011-05-11

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora