Lojas Kosher

A tradição que ainda é o que era

Os produtos kosher são os novos produtos gourmet e estão a ficar cada vez mais populares. Já ouviu falar do azeite de Penamacor, do vinho da Adega da Covilhã ou do queijo Braz? São produtos saudáveis, orgânicos e biológicos. Conheça alguns espaços onde pode comprar iguarias kosher. Mazel Tov!

A palavra hebraica Kosher significa “permitido”. Aos judeus só lhes é “permitido” cozinhar e comer produtos cultivados, colhidos, preparados e confecionados de acordo com as leis da Torah (texto sagrados judaicos). Convém que o processo de produção destes azeites, compotas, carnes, laticínios e vinhos seja sempre acompanhado por um rabino. É ele quem assegura que não se vai comer gato por lebre.

Sabia que não pode usar a mesma panela para cozinhar carnes e laticínios? E que nem sequer pode usar o mesmo prato para os comer? Desconfiava que uma carne só é kosher se o animal tiver sido abatido por um shohet, um judeu especializado no ofício? Quantas vezes acha que uma alface kosher deve ser lavada? Adiantamos a resposta: várias vezes e folha a folha. Antes de ser usado na confeção de qualquer prato, um ovo deve ser partido num copo de vidro para ver se nele há vestígios de sangue. Só se o ovo estiver imaculado é que ele será kosher. Estas são regras sem exceção.

Andreia Melo 2012-04-04

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora