Jornadas Europeias das Artes e Ofícios

Seja artesão por um dia

Inspire-se e prepare-se para por as suas mãos na massa porque aqui não há só teoria. Nos dias 27, 28 e 29 de março realizam-se as Jornadas Europeias das Artes e Ofícios na Fundação Ricardo Espírito Santo Silva e daí segue para outras oficinas espalhadas por Lisboa.

O tema deste ano centra-se nos “Territórios de Inovação” onde a criação e inovação estarão espalhadas por todos os locais, servindo de inspiração para quem os visitar. Das oficinas da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva parte-se à descoberta de museus, de outros patrimónios materiais e imateriais, das comunidades e das tradições, onde todos juntos convidam a uma nova descoberta da riqueza das artes e ofícios.

Associando-se a estas jornadas, a fundação organiza um roteiro gratuito com visitas guiadas ao Museu de Artes Decorativas Portuguesas onde poderá informar-se e, se preferir, colocar as mãos na massa. Na agenda estão incluídos workshops para aprender a fazer bonecos em tecido, serigrafia, tricot, papel marmoreado ou reciclagem e reutilização de materiais. Aí, mestres, artistas e artesãos estarão à sua disposição e com as suas oficinas de portas abertas para lhe satisfazer todas as curiosidades e ensinar a sua arte.

O fazer também ocupa lugar

Porque ninguém nasce ensinado, comece por aprender com quem sabe. Sexta-feira, dia 27, pelas 11h, irá descobrir os ofícios das madeiras onde se vai falar de marcenaria, embutidos e talha. Se ficar para a tarde, saiba um pouco mais sobre passamanaria e estofadores nos ofícios dos têxteis. No dia 28, sábado, é a vez de se falar sobre papel. Aqui, descubra como decorar e encadernar os seus livros e cadernos, pelas 11h. Às 15h, nos ofícios dos metais, falar-se-á sobre fundição e cinzelagem.

Mas nem todas as oficinas se esgotam na Fundação Ricardo Espírito Santo Silva. Anabela Cardoso, por exemplo, terá todo o gosto em recebê-lo na sua oficina na Calçada de São Vicente para lhe mostrar a sua arte na pintura de azulejos. Aproveite o embalo e passe também pela Santa Rufina Azulejos, na Calçada Conde de Penafiel ao Castelo, onde uma artesã estará com as portas abertas para falar também sobre esta tradição tão lusitana.

Se gosta mais do artesanato contemporâneo, nada foi esquecido nesta agenda. Visite o ateliê de Cláudia Chaves e aprecie a artesã a conceber bonitas peças em latão dourado ou joias e objetos com cortiça. Aqui não há limite para a criatividade.

Estas oficinas exteriores à Fundação necessitam de inscrição prévia até ao dia 27 de março, pelo que reserve já o seu lugar (limite de 18 pessoas) através do 21 881 46 00 ou geral@fress.pt

Consulte todo o programa no Facebook do Museu das Artes Decorativas Fress e passeie-se não só pelas suas nobres salas mas parta também à descoberta das oficinas espalhadas por Alfama, Castelo, São Vicente ou Mouraria.

 

Ana Marta Monte

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora