Jazz em Agosto

As inspirações do jazz

Começa já no próximo fim de semana mais uma edição do Jazz em Agosto, no anfiteatro ao ar livre da Fundação Calouste Gulbenkian. Um cartaz bastante abrangente, este ano com especial enfoque nas grandes orquestras. O jazz é o denominador comum que depois se cruza com vários outros estilos consoante a banda e a nacionalidade. O festival dura até ao dia 9 de agosto e os bilhetes variam entre os doze e os vinte euros.

A estreia do Jazz em Agosto é já esta sexta, dia 31 de julho, com a Fire! Orquestra (Suécia). Sob a direção do saxofonista Mats Gustafsson, 19 músicos irão apresentar uma mistura de jazz, rock psicadélico e música improvisada (a entrada custa 20 euros). Já no sábado é a vez do austríaco Michael Mantler apresentar o álbum Jazz Composer’s Update, relembrando a música que dirigiu em 1968 com a Jazz Composers Orchestra. Mas desta vez, a orquestra será outra, a de Matosinhos (15 euros).

Domingo, dia 2, Mats Gustafsson volta ao palco com Swedish Azz para homenagear a época em que este estilo se iniciou no país, nos anos 50 e 60 do século passado, cruzando-o depois com outros estilos amplificados pela eletrónica de Dieb 13. O bilhete tem também o custo de 15 euros.

Na próxima semana, os concertos começam na quarta, dia 5, com os portugueses RED trio e o saxofonista inglês John Butcher. Aqui, os músicos irão recordar uma colaboração feita em 2011 quando editaram juntos o álbum Empire que, tal como descreveu o crítico Stuart Broomer, revelou-se uma “original ligação entre o free jazz e improvisação livre”. Doze euros é o preço do bilhete.

Filmes musicados com jazz

Lok 3, no dia 6, junta Alemanha e Japão no mesmo palco através dos pianistas Alexander von Schlippenbach e Aki Takase que se juntam ao DJ Illvibe para uma viagem por Berlim, Alma Ata, Oklahoma ou Buenos Aires. A acompanhar, a exibição do filme Berlim: Sinfonia de uma Capital, (1927), do alemão Walter Ruttmann, relacionando a música com as imagens da capital alemã. O bilhete custa doze euros para o concerto que o vai levar a uma verdadeira viagem no tempo.

Não perca também na sexta o espetáculo (15 euros) do sexteto The Young Mothers (Noruega, Estados Unidos). Neste caso, deixamos que seja o crítico Clifford Allen a descrevê-lo: “uma banda brilhante que funde o jazz moderno, a improvisação livre, o rock independente, o hip-hop e um ululante groove afro reminiscente da Brotherhood of Breath”. Descubra o que é…

Destaque também para o concerto de sábado com o quarteto do trompetista Wadada Leo Smith e o saxofonista Henry Threadgill que irão tocar para o público o álbum do ano passado The Great Lakes Suites (vinte euros o bilhete).

França é o país que vai encerrar o cartaz deste ano do Jazz em Agosto com a Orchestre National de Jazz sob a direção de Olivier Benoît. A comandar a orquestra desde o ano passado, o guitarrista fez profundas mudanças, criando um ambicioso programa denominado Europa e irá apresentá-lo no festival. O bilhete para este dia custa 15 euros.

Sendo já uma referência nos festivais de jazz em Portugal, o Jazz em Agosto decorre até 9 de agosto e todos os concertos têm início às 21h30. Para mais informações, basta consultar o programa completo em www.musica.gulbenkian.pt

Ana Marta Monte

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora