III Encontro Ibérico do Azeite – Abrantes

Azeites para molhar no pão e sentir na pele

Durante três dias, de 27 de fevereiro a 1 de março, a cidade de Abrantes volta a estar com os azeites para dar a provar (à mesa e não só) as virtudes de um dos mais afamados produtos do concelho. Debates, provas gastronómicas, exposições e até um SPA prometem revelar as múltiplas faces do azeite e mostrar porque razão a qualidade vem sempre ao de cima.

Como já é tradição, o evento começa no Cine-Teatro São Pedro com um simpósio técnico onde produtores, comerciantes, governantes e académicos discutem vários temas relacionados com o azeite, desde os avanços tecnológicos no olival às potencialidades do olivoturismo. A sessão de abertura realiza-se às 9 horas e conta com a presença da Ministra da Agricultura e do Mar (Assunção Cristas) enquanto o encerramento está marcado para as 12h30, após um workshop com o chefe José Maria Lino intitulado “Diz-me com que azeite cozinhas, dir-te-ei quem és”.

A partir das seis da tarde e até domingo, profissionais e público em geral juntam-se no Mercado Criativo de Abrantes, palco de um Fórum que servirá de montra aos vários tipos de azeite e seus derivados. As sessões de showcooking, os workshops e as provas gastronómicas (dos doces aos petiscos) estarão no certo das atenções mas também haverá outros motivos de interesse, como lojas de produtos regionais, uma exposição sobre a história do azeite, animação musical e zonas de artesanato.

A faceta mais surpreendente do III Encontro Ibérico do Azeite será revelada nos stands com produtos de cosmética e, sobretudo, no SPA`Z, um gabinete de bem-estar apresentado pela Espuma de Sabão onde os visitantes poderão experimentar (sob marcação) uma olivomassagem com óleo de oliva. 

A inscrição no simpósio custa 25€ (inclui almoço do dia 27) enquanto a entrada no Fórum é gratuita. Conheça aqui mais informações.


Nelson Jerónimo Rodrigues 2015-02-25

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora