Hotel Casa da Ínsua - Penalva do Castelo

O núcleo museológico é composto por várias áreas distintas como a Braziliana (com imagens e objetos do Brasil setecentista), a serralharia ou a fábrica do gelo.
No edifício da queijaria há um espaço dedicado a provas (de queijo e de vinho) que dá a experimentar dois dos produtos certificados da Casa da Ínsua. O outro é a maçã Bravo de Esmolfe.
A adega fica num edifício coberto de heras que guarda os néctares (tintos, brancos e rosés) da Casa da Ínsua. A importância e antiguidade da propriedade fizeram dela uma referência da região demarcada do Dão.
O correr de água de um chafariz secular marca o ritmo (sereno e descontraído) do terraço da Casa da Ínsua.
O hotel dispõe de um restaurante dirigido pelo chefe Paulo Cardoso que leva à mesa pratos tradicionais portugueses com leves influências da cozinha contemporânea.
Os jardins (inglês e francês) são dois ex-líbris da Casa da Ínsua. Canteiros coloridos, buxos que mais parecem esculturas e árvores seculares compõem um cenário quase onírico.
A sala dos retratos é provavelmente a divisão mais emblemática da casa e deve o nome aos retratos dos senhores da Ínsua. Notável é também o teto, pintado com figuras mitológicas
O chão do salão nobre é composto por 14 tipos de madeira diferentes enquanto o teto mostra imagens das estações do ano (menos o inverno, que a família não gostava) e do zodíaco antigo.
Quem chega à Casa da Ínsua encontra um belo pátio dominado por uma fonte da autoria de Nicola Bigaglia, arquiteto e artista veneziano do século XIX. Em frente, a entrada do edifício é escudada por duas peças de artilharia do tempo de D. Maria I.
Depois de uma majestosa escadaria com peças de caça e pesca, os hóspedes são recebidos numa sala/receção onde salta à vista o papel de parede e a lareira, também ela assinada por Bigaglia.
Junto à receção fica a sala chinesa ou oriental, decorada com papel de parede de arroz pintado à mão e cana de bambu, uma raridade em Portugal. Num canto encontramos um antigo guerreiro chinês oferecido à família.
Inaugurado em 2009, o Hotel Casa da Ínsua é um cinco estrelas de charme situado em Penalva do Castelo, distrito de Viseu. Fica numa casa solarenga do século XVIII mandada construir pelo fidalgo beirão Luís de Albuquerque.
Desde 2011 que o hotel dispõe de uma piscina exterior aquecida, situada num recanto da quinta. Rodeada de verde, convida a mergulhos tranquilos ou à leitura de um livro na espreguiçadeira.

De solar barroco a hotel de charme

Nelson Jerónimo Rodrigues

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora