Herdade da Urgueira

Aos sabores do azeites e à hospitalidade beirã juntam-se também a serena paisagem destas paragens. E que bem se está no campo.
O antigo lagar de Sarnadas (uma localidade próxima) foi levado peça-a-peça para a Herdade da Urgueira e, uma vez por ano, irá funcionar para demonstração.
No restaurante há uma montra com alguns do melhores azeites do país. Irão fazer parte de uma carta de azeites que dará a conhecer o sabor e AS características próprias de cada um
O borrego com migas e molho de alho e azeite é um dos pratos mais emblemáticos do restaurante. Sobretudo ao sábado, quando é assado no forno a lenha da herdade, é procurado por gentes de todas as paragens.
O restaurante da Herdade da Urgueira dá a provar o melhor da gastronomia beirã (e não só) em pratos assinados pelo chefe João Mateus. O azeite é ponto de honra em toda a carta.
Com vistas para a barragem e para os campos em redor, a piscina é um dos locais de eleição na herdade durante o verão.
A suíte Urgueira, situado na casa dos antigos proprietários, é um dos mais elegantes e está decorado com vários apontamentos de requinte.
Os quartos, amplos e confortáveis, revelam ditos populares relacionados com o azeite e as oliveiras. Neste, por exemplo, lê-se “Só há um regalo à mesa, depois do cansado dia, tempera a ceia à pobreza, o azeite da almotolia”.
Este turismo rural recuperou ao detalhe as antigas casas dos trabalhadores e dos proprietários da herdade. Hoje oferece sete apartametos, quatro quartos e uma suíte, com nomes alusivos a aldeias próximas e ao processo de produção do azeite.
Situada no concelho de Vila Velha de Rodão, a Herdade da Urgueira estende-se por uma propriedade de 620 hectares há muito utilizada para fins agrícolas. Agora é também uma unidade de turismo rural dedicada ao olivoturismo.
The Meeting Place é o slogan da Herdade da Urgueira, uma alusão aos tempos em que os pastores se reuniam por estas paragens, antes de rumarem aos pastos do Alentejo.
Com decoração a condizer, o Panal é um dos apartamentos da Herdade da Urgueira. Está equipado com kitchenette, um quarto e um terraço privativo com vistas para o olival.

Nelson Jerónimo Rodrigues 2015-11-21

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora