Fundação Aquilino Ribeiro

No final da visita, é possível comprar alguns livros de Aquilino Ribeiro ou vinhos da região numa loja instalada na receção.
A dois passos da casa principal, junto à estrada, fica a casa do caseiro que hoje recebe a biblioteca e um pequeno núcleo museológico dedicado à vida e tradições beirãs
A casa do caseiro dá a conhecer o mobiliário e utensílios domésticos utilizados pelas gentes beirãs mais modestas durante o século passado.
A biblioteca guarda milhares de livros de Aquilino Ribeiro e de outros autores. Ao fundo, um quadro com o retrato do escritor domina o espaço e torna-o omnipresente.
Apreciador da farta gastronomia beirã, Aquilino deliciou-se vezes sem conta com as iguarias que saíram desta cozinha.
Uma das montras guarda alguns objetos insólitos como a máscara mortuária de Aquilino ou a pistola pessoal do escritor.
Quadros de pintores amigos, cartas, livros e fotografias estão expostos em todas as divisões da casa, ajudando a decifrar a vida e a obra do escritor.
Foi nesta secretária que Aquilino escreveu algumas das suas obras mais marcantes, como A Casa Grande de Romarigães ou Quando os Lobos Uivam.
Uma cama, duas mesa-de-cabeceira, alguns quadros na parede e pouco mais. O quarto de Aquilino prima pela simplicidade em contraste com a frondosa vegetação que se alcança da varanda.
As visitas na casa começam pela sala de jantar, uma divisão pequena e modesta que se mantém fiel à época em que Aquilino lá viveu.
A casa fica rodeada por uma grande propriedade que tantas vezes inspirou Aquilino Ribeiro.
A Fundação Aquilino Ribeiro fica situada na aldeia de Soutosa, concelho de Moimenta da Beira. Foi nesta casa que o escritor viveu parte da infância e regressou frequentemente em adulto para desfrutar da vida de campo.

Nelson Jerónimo Rodrigues

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora