Flor em festa

E se, de repente, lhe oferecerem uma festa da flor?

O que têm em comum o atlântico Funchal, a cosmopolita Lisboa e a bela Constância? A flor é o tema das festas nestas três localidades. A primavera já chegou e abril e maio vão ser meses floridos. Junte-se à celebração.


Festa em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem – Constância

Situada numa colina a ver os rios Tejo e Zêzere juntarem-se, Constância é conhecida por Vila Poema, devido à sua ligação a vários poetas, nomeadamente Camões. Todavia, para muita gente, a vila torna-se ainda mais bonita nos meses de abril (este ano dias 19, 20 e 21), aquando da Festa da Nossa Senhora da Boa Viagem altura em que fica toda ornamentada com flores de papel.

Meses antes do início das festas em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem – resultante da fé dos marinheiros há mais de 200 anos – as mãos habilidosas dos habitantes da vila vão preparando milhões de flores em pepel.

A imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem é levada do seu altar na igreja matriz e vai em procissão até ao rio onde os barcos enfeitados por flores de papel são abençoados. Um espetáculo que se repete todos os anos.

Consulte o programa completo aqui.



Festa da Flor – ilha da Madeira

A Festa da Flor está de regresso ao Funchal de 1 a 7 de maio. Nesta altura a ilha enche-se de cor e perfume para receber habitantes e turistas. O tradicional cortejo de carros alegóricos, com mais de um milhar de figurantes, apoiados por carros decorados com flores é um dos pontos altos das celebrações.

O outro é a construção do Muro da Esperança. O evento tem início na manhã de sábado com o cortejo infantil, no qual centenas de crianças, vestidas a preceito, desfilam até à Praça do Município para ali compor um belíssimo mural de flores simbolicamente denominado por Muro da Esperança.

A tradição cumpre-se mais um ano na 59ª Exposição da Flor no Largo da Restauração, as ruas estão engalanadas com delicados tapetes florais, concertos musicais, mostras de artesanato, exposição de fotografia e de carros clássicos, ateliês temáticos (bolo de mel, peixe-espada preto e carne vinha d’alhos) também fazem também parte do programa.

Consulte o programa completo aqui.



Festa da Flor - Lisboa

De 17 a 19 de maio, das 10 às 20 horas, a Festa da Flor volta à Tapada da Ajuda naquela que será a 3ª edição. A iniciativa decorrerá no Pavilhão de Exposições, ex-líbris do Instituto Superior de Agronomia, que albergará a presença de expositores de jardinagem, havendo venda de flores, plantas e produtos de jardinagem, bem como workshops variados para diferentes faixas etárias e muita música.

Inscreva-se nos workshops de plantas aromáticas, como tratar das suas orquídeas, como fazer o espantalho para a sua horta e utilização da flora portuguesa em jardins, entre outros.

Visitantes com viatura pagam 2,5€. Adultos e crianças com mais de 7 anos só pagam 1,5€. Há transporte garantido com partida de hora a hora a partir do portão da Rua Jau.

Consulte o programa completo aqui.

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora