FlaminGO Fest

Este ano a Páscoa chega a voar

Imagine que pode desfrutar de natureza, cultura, gastronomia e vinhos num só evento. E agora idealize-o num local privilegiado. Precisamente, a primeira edição do FlaminGO Fest realiza-se no Moinho de Maré da Mourisca, na Herdade da Mourisca em Setúbal, entre os dias 3 e 5 de abril e pretende divulgar e dinamizar o melhor da região.
 
A zona, só por si, tem todos os ingredientes para ser um destino turístico de excelência. Como se não bastasse estar envolvida por duas áreas protegidas com paisagens únicas – falamos do Parque Natural da Arrábida e da Reserva Natural do Estuário do Sado – também nos oferece recursos ímpares, como é o caso da ostra do Sado ou da salicórnia (uma espécie de planta substituta do sal).

Mas Setúbal é igualmente gastronomia porque nos oferece pescado e marisco de qualidade, queijos muito apreciados e vinhos reconhecidos internacionalmente. E distingue-se como um dos melhores locais em Portugal para a observação de aves ao longo do ano, com mais de 80 espécies a passarem por lá. Por tudo isto, a Câmara Municipal de Setúbal e o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas sentiram a necessidade de divulgar o que a região tem para oferece e é neste contexto que surge a primeira edição do FlaminGO Fest.
 

Programas para miúdos e graúdos

Serão três dias de atividades (a decorrer entre as 9h30 e as 19h30 e de entrada gratuita) que convidam a um pleno contacto com a natureza, a começar pelo local onde se realiza. O Moinho de Maré da Mourisca faz parte da Herdade da Mourisca e situa-se na Reserva Natural do Estuário do Sado, uma zona de salinas, rodeada por terrenos antigamente utilizados para o cultivo de arroz.

A agenda oferece como principal atração uma excursão para observação de aves. Todos os dias, a partir das 17h, os participantes partem a bordo de uma embarcação (acompanhados de um guia e de binóculos) para o Estuário do Sado onde, durante cerca de duas horas, poderão contemplar flamingos e garças no seu habitat natural. Esta atividade destina-se a grupos de seis a 12 pessoas, com um custo de 35€ (as crianças até aos 12 anos têm um desconto de 20%) e necessita de reserva antecipada.

Todos os dias, haverá também visitas a um antigo Galeão do Sal – Património Marítimo, uma embarcação que se dedicava ao transporte do sal e que estará atracada no local para dar a conhecer a sua história. A inscrição para esta atividade tem um custo de 5€.

De destacar igualmente os passeios de caiaque – todos os dias a partir das 16h -, um percurso pedestre, sábado às 9h30 e, a partir das 15h, um workshop de orientação. No domingo, dia 5, a organização propõe também um passeio de cicloturismo a partir das 10h. Aproveite para usufruir da área de piqueniques, golfe e bungee trampolim, ou das oficinas pedagógicas para crianças que terá à disposição ao longo do evento.

Outro dos potenciais atrativos do FlaminGO Fest é a mostra e degustação de vinhos, queijo, doçaria e ostras da região que estará patente durante o certame e que promete abrir o apetite aos visitantes do festival. Não só porque as atividades desportivas o vão exigir, mas principalmente porque os sabores únicos de Setúbal a isso o convidam.

 

FlaminGO Fest

Gabinete de Turismo da Câmara Municipal de Setúbal
Tel.: 265545010
Email: gatur@mun-setubal.pt

 

Ana Marta Monte

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora