Fim de Semana no Museu

Atividades para brincar e aprender

Este é o programa ideal para fazer em família com os mais novos. Interessante, diferente e, acima de tudo, didático. O Fim de Semana no Museu, em Lisboa, consiste numa série de eventos no Museu Nacional de História Nacional e da Ciência (MUHNAC), nos dias 7 e 8 de março, que fogem um pouco dos temas a que estamos habituados e prometem deixar os mais novos interessados e entretidos durante umas horas.
 

Estudando a Calçada Portuguesa

No sábado, entre as 15 e as 17 horas, propõe-se um passeio pela Rota das Simetrias, calcorreando espaços emblemáticos de Lisboa, desde o Jardim Botânico, passando pela Praça do Município, e percorrendo a zona histórica da Baixa.

O objetivo deste roteiro é aprender um pouco mais sobre um pavimento de rua de origem portuguesa, habitualmente com um padrão decorativo, e um piso um tanto ao quanto irregular. Falamos da popular calçada portuguesa presente em algumas das mais simbólicas áreas pedonais, praças, parques, pátios espalhados por todo o país. Aqui, serão abordados os tipos de simetrias patentes em vários modelos da calçada, a história por detrás deste pavimento e a geologia da cidade.

A Rota das Simetrias tem o custo de 4€ e é indicado para famílias com crianças a partir dos 12 anos e público em geral.

Brincar aos robôs

Domingo, o programa é um pouco mais prático. Na atividade Laboratório de Robótica, no MUHNAC, entre as 11h30 e as 12h30, poderá planificar, desenhar e construir o seu próprio robô com o seu filho. Como? Só lhe é pedido que leve uma câmara fotográfica. Para saber mais, basta ligar para o Museu e inscrever-se. Cada participante paga 15€ e este é um programa que se destina a famílias com crianças a partir dos 5 anos e ao público em geral.


“A Olhar para o Céu”

Nesta sessão vão ser observados alguns corpos celestes que compõe o hemisfério norte e sul. Num olhar atento para as estrelas vai ser possível descobrir e aprender as constelações que elas formam. Para isso, basta “Olhar para o Céu”, entre as 16h30 e as 17h30, e falar sobre a Via Láctea e as outras galáxias.
 

Informações e marcações:
Email: geral@museus.ulisboa.pt
Tel: 21 392 18 08

Ana Marta Monte

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora