Festivais para a família

Celebrar o Verão sem olhar a idades

Quem disse que as festas e festivais são só para os adultos? O cartaz deste mês não esqueceu os mais novos e conta com vários eventos onde os miúdos também têm voto na matéria. Porque o verão é para todos tamanhos e idades, selecionámos quatro festivais que juntam a família à volta de monstrinhos, burros, minas romanas e escorregas gigantes.

Monstrinhas de Verão - Lisboa

A MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa escolheu o escurinho do Cinema Ideal, no Chiado, para apresentar uma seleção de curtas à medida dos mais novos mas que os adultos também vão gostar. As sessões do Monstrinhas de Verão realizam-se aos sábados (dias 18 e 25) a partir das 11h30 e dão a conhecer a melhor animação de vários países, como França, Bélgica ou Rússia.

No dia 25 realiza-se uma oficina de iniciação à animação destinada igualmente a pais e filhos. Os preços variam entre os 2 euros (crianças) e os 5 euros (adultos), enquanto os bilhetes para o cinema custam 4 euros (crianças) e 5 euros (adultos). Mais informações e inscrições através do email monstrinha@monstrafestival.pt ou do telefone 213 460 261.

L. Burro e L. Gaiteiro – Miranda do Douro

As aldeias de Freixiosa e Vila Chã, no concelho de Miranda do Douro, servem de palco à 13ª edição deste festival itinerante dedicado a cultura tradicional, este ano realizado entre 22 e 26 de julho. A ideia é dar a conhecer dois elementos indissociáveis da identidade mirandesa: o Burro de Miranda e o tocador de Gaita-de-Foles.

Destinado a crianças e adultos, o L. Burro e L. Gaiteiro apresenta-se como um “festival familiar e relaxado, tal e qual um longo e preguiçoso domingo em família, entre burros e ao som da gaita-de-foles”. Música, passeios de burro e a pé, gastronomia, oficinas e sestas burriqueiras são alguns dos principais atrativos do evento. Os preços variam entre os 35 euros (um dia) e os 85 euros (inscrição completa). As crianças até aos 12 anos não pagam. Mais informações no site da Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA).

Festival do Ouro Romano – Vila Pouca de Aguiar


O concelho de Vila Pouca de Aguiar, no distrito de Vila Real, regressa à época romana durante três dias durante a quinta edição do Festival do Ouro Romano. O evento arranca sexta-feira (dia 17) com a inauguração do Centro Interpretativo de Tresminas, espaço museológico que dá a conhecer a milenar exploração mineira desta região. Segue-se um banquete romano com animação musical, a partir das 19h30.

No sábado, as ruas de Vila Pouca de Aguiar servem de cenário a recriações históricas, mercados romanos, demonstrações de aves de rapina, oficinas temáticas e atividades para crianças. Os pontos altos do dia serão, no entanto, o grande cortejo romano (a partir das 18 horas) e a luta de gladiadores marcada para as 21h30. No domingo a animação repete-se mas haverá também uma sessão fotográfica no Complexo Mineiro de Tresminas, uma visita às galerias romanas e um circo romano.

Water Slide Festival – Vários locais

O maior slide de água da Europa é a grande atracão deste festival que durante o verão irá percorrer o país de uma ponta à outra. Vila Nova de Famalicão (17 a 19 de julho), Vila Real (25 e 26 julho) e Bragança (1 e 2 agosto) são as próximas paragens do famoso escorrega de água com 500 metros de extensão que só termina numa piscina.

O Water Slide Festsival conta ainda com uma hidrobeach para águas de hidroginástica, uma kids zone com barquinhos para os mais pequenos (as crianças com menos de 1,10 metros de altura não podem deslizar no escorrega) e um lounge com come s bebes. Aulas de zumba e sunset parties completam o cartaz do evento. Os preços vão dos 11 euros (bilhete individual) ais 40 euros (bilhete familiar), ambos com descidas ilimitadas.

www.waterslidefestival.com

Nelson Jerónimo Rodrigues 2015-07-15

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora