Festivais do peixe

O mar à boca

Vários eventos gastronómicos homenageiam, por estes dias, os sabores do mar. Vá a Grândola pelo choco, à Lourinhã pelo polvo, em Sesimbra prove o peixe-espada e na Trafaria os petiscos do mar. 

Semanas Gastronómicas de Grândola - Choco e Polvo
São 44 pratos servidos em 14 restaurantes do município alentejano de Grândola. O choco e o polvo, espécies abundantes na faixa costeira do concelho, servem de mote à 9ª edição das Semanas Gastronómicas. Tome nota da ementa que já apetece: chocos grelhados, salada de polvo e polvo à lagareiro, arroz negro de choco, choco frito com arroz de tomate dentro do pão, cataplana de polvo com batata-doce, ensopado de polvo ou polvo panado. E aponte os restaurantes: A Coutada, A Espiga, A Taberna, Café do Juca, Cantinho do Futuro, Fonte das Amoreiras, Litoral, Melidense, O Fadista, Pereira, Pôr do Sol, Sabores da Praça, Tabuinhas e Villa Mariscos.

III Festival de Gastronomia do Mar – Tavira
Até 29 de maio, cerca de duas dezenas de restaurantes do concelho de Tavira trazem o mar à mesa, numa iniciativa que presta homenagem à tradição gastronómica marítima da região. Polvo, atum, bacalhau, tamboril, corvina, camarão, amêijoas e muxama são alguns dos ingredientes privilegiados na confeção dos pratos que abrilhantam o festival. As freguesias de Conceição e Cabanas, Santa Luzia e Tavira convidam a saborear o oceano. Tome nota dos restaurantes aderentes: Abstracto, A Casa, Aladino (Hotel Vila Galé Tavira), A Ver Tavira, Casa do Abade, Casa do Polvo- Tasquinha, Coffee Shop & Restaurante Álvaro de Campos, Brisa do Rio, Gilão Restaurante, Migu´s, Mouraria (Pousada do Convento da Graça), Cais da Ponte, Salinas (Hotel Vila Galé Albacora), Gastronomy, O Tonel, Páteo da Ria (Aparthotel Cabanas Park), Polvo & Companhia, Ponto de Encontro, Rive Gauche, Rota dos Sabores e Vista Mar.

Quinzena Gastronómica do Polvo - Lourinhã
De 26 de maio a 5 de junho, o convite está feito. Vá até à Lourinhã descobrir as mais de 60 receitas de polvo apresentadas na quinzena gastronómica em honra do dito. São cerca de 20 restaurantes a integrar a 8ª edição do evento, sugerindo tanto receitas tradicionais como as mais surpreendentes e inovadoras. Nada como enumerar algumas das iguarias disponíveis: Trouxa de polvo com chutney de piquilhos, Polvo na chapa com batata Recheada à algarvia e emulsão de azeite, Polvo de cebolada com migas, Massada de polvo com gambas, Polvo à Bulhão, Polvo al ajillo com puré de batata doce, Calzone de polvo, Polvo frito com citrinos e Caril de polvo com arroz basmati. E os restaurantes: Areal Beach Bar, Avenida Café Cervejaria, Barracão do Petisco, Casa Saloia, Restaurante Chico Neto, DM Vista Berlenga Cervejaria, Foz Restaurante, Jardim Cervejaria, Noiva do Mar Restaurante, Pizza & Companhia, Quinta da Luz “Restaurante o Teimoso”, Restaurante Adega do Careca, Restaurante Castelo, Restaurante D. Lourenço, Restaurante Dom Sebastião, Restaurante O Chafariz, Restaurante O Moleiro, Restaurante O Pão Saloio, Restaurante Residencial Braga e Restaurante Viveiro.

Semana Gastronómica do Peixe-espada Preto - Sesimbra
De 27 de maio a 5 de junho, os restaurantes de Sesimbra elegem como rei da mesa uma das espécies mais importantes para a pesca local. O peixe-espada preto, referência na gastronomia do concelho, é capturado de forma artesanal pelos pescadores de Sesimbra que apanham mais de 95% da quantidade capturada em Portugal Continental.
Mais informação em http://sesimbraepeixe.pt

Trafaria (Com)Prova
De 3 a 5 de junho, o Passeio Ribeirinho da Trafaria, no concelho de Almada, é palco de um festival de vinhos e petiscos que integra provas comentadas e cruzeiros vínicos no Tejo. A vertente petisqueira do evento é inspirada nas tradições locais e muito focada nos pratos de peixe e marisco, como é aliás apanágio dos restaurantes da zona. A iniciativa é da Câmara Municipal de Almada “que pretende recuperar a memória da Trafaria como um local privilegiado de lazer e convívio, aproveitando e potenciando turisticamente as excecionais condições oferecidas pelo cenário natural do estuário do Tejo e das vistas sobre Lisboa ali existentes.
Mais informação em www.m-almada.pt/trafariacomprova.  

206-05-25

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora