Festas da cereja

São umas atrás das outras

Alfândega da Fé, Fundão e Câmara de Lobos celebram a fruta mais famosa da terra com vários dias dedicados às cerejas. À espera dos visitantes estão toneladas delas, para provar ao natural ou nas mais diversas formas, desde bolos e geleias a chupa-chupas e até caviar. Conheça os cartazes das festas e vá em busca das mais frescas e carnudas.

ALFÂNDEGA DA FÉ

Há mais de três décadas que a cereja serve de pretexto a uma das mais saborosas festas do nordeste transmontano e 2014 não será exceção. A Festa da Cereja regressa este fim de semana a Alfândega da Fé (de 6 a 8 de junho) e o fruto vermelho volta a ser o centro das atenções.

Entre as iniciativas previstas destaca-se a Mesa do Viajante colocada no Centro Municipal de Exposições (o palco principal da festa) onde será possível degustar vários produtos inovadores à base da cereja, como caviar de cereja (para acompanhar requeijão de amêndoa sem lactose), crumble de cereja ou geleia de cereja com rosas. No mesmo espaço também haverá chupa-chupas de cereja e até um Alfândega Ice Tea, feito com funcho, pé de cerejeira, geleia de cereja e sumo de laranja. Uma bebida bem refrescante em plena Terra Quente transmontana.

Quanto à animação, Mickael Carreira é o cabeça de cartaz mas o DJ Fernando Alvim (ambos no dia 7, sábado) e os grupos Sons da Terra (sexta, 6) e Projeto Uno (domingo, 8) também vão juntar-se à festa. Exposições de fotografia, uma recriação histórica – A Eterna Barca - e provas desportivas completam o programa.

ALCONGOSTA/FUNDÃO

Alcongosta, freguesia do concelho do Fundão, é por estes dias a embaixadora da cereja da Gardunha. De 6 a 10 de junho a pequena aldeia enche-se de gente para dar a provar o orgulho da terra em mais uma edição da Festa da Cereja. Para isso não faltarão bancas de venda e tasquinhas, além de live cookings itinerantes.

As estrelas deste certame serão os chefes de renome que prometem confecionar pratos gourmet inspirados na cereja da região, como Luis Américo (Quinta do Pendão), Francisco Sciopa (Hotel Fortaleza do Guincho) ou Bruno Caseiro (Restaurante Rota das Sedas). Já a chefe Joana Biscaya irá estar ao serviço das crianças nos ateliês Petit Chefs.

Durante os cinco dias de festa haverá ainda muita animação de rua e concertos musicais, a cargo por exemplo dos grupos Anaquim, Toques do Caramulo e Música Popular da Casa do Povo de Alpedrinha. Os visitantes também poderão assistir ao lançamento e apresentação de dois livros, enquanto os adeptos das caminhadas serão desafiados a descobrir a Rota da Cereja, um percurso pedestre com quase 10 quilómetros (cerca de três horas) por entre os bosques e cerejais da serra da Gardunha.

JARDIM DA SERRA/ CÂMARA DE LOBOS

Terra fértil em cerejas, o Jardim da Serra, no concelho de Câmara de Lobos, faz questão de demonstrar que na Madeira não há só boa banana. O microclima deste lugar proporciona cerejas carnudas e vermelhas que locais e turistas podem provar todos os anos por ocasião da Festa da Cereja. A edição deste ano realiza-se nos dias 14 e 15 de junho e além das tradicionais bancas e tasquinhas também promete muita animação e várias atividades.

A abertura da festa está marcada para as 17 horas de dia 14 (sábado) e pouco depois começa uma caminhada pela freguesia com passagem por alguns dos locais mais emblemáticos da região, como o Curral das Freiras e a Boca dos Namorados. O regresso dos caminhantes, por volta das 19 horas, marcará o arranque dos concertos (Grupo Trapalhões do Riso, HF Dance Floor e os Amigos da Música) que prometem durar até de madrugada.

No domingo a animação irá continuar com humoristas, palhaços e grupo de folclore, mas o momento mais aguardado do dia será a apresentação de um bolo gigante de cereja, às 11 horas, confecionado pela Pastelaria Doce Cereja durante 11 horas. Será que neste caso também haverá uma cereja no topo?

Nelson Jerónimo Rodrigues 2014-06-04

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora