Festa do Cinema Francês

A festa cresceu e chegou à aldeia

À 15ª edição, a Festa do Cinema Francês vai chegar mais longe e a mais pessoas. A mostra alarga-se este ano a 18 cidades (em 2013 foram sete) e, pela, primeira vez, terá projeções em aldeias do norte do país. De 2 de outubro a 22 novembro, a França vai estar em digressão pelo país com mais de 140 sessões e 26 antestreias.

A abertura oficial (2 outubro) está marcada para o Cinema São Jorge, em Lisboa, com o documentário de Julie Bertuccelli “La Cour de Babel” (sobre um grupo de adolescentes emigrantes que aprende a falar francês), enquanto o encerramento acontece (a 28 de novembro) no Funchal. Pelo meio a iniciativa passará por Seixal, Coimbra, Portimão, Porto, Faro, Santarém, Braga, Guimarães, Beja, Almada, Setúbal, Leiria, Caldas da Rainha, São Pedro do Sul, Viana do Castelo e Aveiro. Pela primeira vez, realiza-se também em seis aldeias no norte do país – Vila Chã de Braciosa, Palaçoulo, Malhadas, São Martinho, Lage e Escariz - graças a projeções em ecrãs portáteis. 

Entre as 26 antestreias programadas destacam-se, por exemplo, o primeiro filme de Thomas Cailley, Les Combattants; Attila Marcel, a primeira longa metragem real do animador de Belleville Rendez-vous; e Amar, beber e cantar, de Alain Resnais. Este realizador falecido recentemente será um dos dois homenageados pelo evento, que lhe dedica um ciclo na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa. O outro é Marcel Pagnol, realizador de Marselha que terá quatro películas em exibição (Naïs, Topaze, Le Schpountz e Les lettres de mon moulin)

Pela primeira vez o padrinho da Festa não está ligado ao cinema, tendo sido sendo escolhido o grupo Movimento DansasAparte, da Cercima, como forma de sensibilizar a comunidade para as potencialidades da população com deficiência.

Consulte aqui a programação e as cidades da 15ª edição da Festa do Cinema Francês.

2014-10-01

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora