Feiras e mercados medievais

Entre trovadores, taberneiros e princesas

Chegando o verão, não é difícil encontrar uma feira medieval um pouco por todo o lado. Num país com um passado tão rico, os eventos de recriação histórica sucedem-se e as barraquinhas com comes e bebes e artesanato não poderiam faltar. Vestido ou não a rigor, venha fazer parte da História, recuando a um tempo de reis e princesas, jograis e bobos da corte.


25 de julho

Feira Medieval de Caminha
O cartaz de verão desta vila minhota já não dispensa a realização da feira medieval, que se realiza este ano de 23 a 27 de julho sob o tema Arcanum Mare. Uma edição que pretende lembrar e reviver os costumes medievais deste povo de mareantes.
No mercado medieval, que se espalha pelas ruas do centro histórico, também ele de origem medieval, poderá adquirir artesanato (cestaria, peles…), incensos, produtos esotéricos, chás e licores, entre outras opções.
Os espetáculos equestres, o acampamento medieval, a gastronomia são já costumeiros. Os visitantes podem entrar no espírito da festa, envergando roupas tradicionais.


Mercado Medieval de Leiria
Um dos grandes eventos da cidade do Lis já tem data e local marcado: dias 25, 26 e 27 de julho, como não poderia deixar de ser, no castelo de Leiria. Com o tema Em Tempos d’El Rey D. Dinis este regresso ao passado conta com mais de 100 atores e figurantes, cerca de 250 atuações, 50 mercadores, artesãos, espaços infantis, grupos de animação musical e teatral, três tabernas medievais, três acampamentos civis e um militar. Como vê, tédio é coisa que não passa por ali. 
O castelo irá contar ainda com espetáculos de falcoaria, combate entre cavaleiros, um jardim medieval, tiro com arco longo e gastronomia da época. 


Mercado Medieval de Óbidos
Até 3 de agosto, centenas de atores e figurantes trajados a rigor vão transportar o visitante para o cerco de 1246. Mas ao contrário desses tempos, aqui o visitante não passa fome e vem divertir-se com bobos, cuspidores de fogo, dançarinos, músicos e jograis.
As tabernas vendem os mais variados produtos alimentares e nem cá faltam os artesãos com demonstrações ao vivo da confeção dos seus produtos. O mercado está aberto de quinta-feira a domingo, no antigo campo de treino de cavaleiros e escudeiros. Consiga um desconto aqui.




31 de julho

Viagem Medieval em Santa Maria da Feira
Aquele que é considerado o maior evento de recriação histórica medieval do país, realiza-se anualmente, durante 10 dias consecutivos, no centro histórico da cidade de Santa Maria da Feira, atraindo diariamente cerca de 50 mil visitantes.
Uma vasta equipa de mais de mil pessoas de diversas áreas recria episódios e acontecimentos que marcaram a História local e nacional da Idade Média.
Se nos primeiros anos a viagem medieval se confinava apenas ao castelo, atualmente ocupa uma área de 40 hectares, expandindo-se por todo o centro histórico. Este ano, a pulseira de acesso ao recinto da 18ª Viagem Medieval em Terra de Santa Maria é de cortiça natural, produzida com matéria-prima de corticeiras do concelho, e o fecho de segurança é personalizado com a Cruz dos Pereira, ícone do evento, gravado nas duas faces.
Saliente-se ainda que a Viagem Medieval de Santa Maria da Feira foi distinguida com uma menção honrosa na 3ª edição dos Prémios Turismo de Portugal, na categoria de Animação.




1 de agosto

Feira Quinhentista da Ribeira Grande – Açores
Já é uma tradição desde 2007, ano em que a feira se realizou pela primeira vez para assinalar os 500 anos do concelho. Se inicialmente tinha uma periodicidade bianual, enquadrada nas comemorações da atribuição pelo rei D. Manuel I da Carta de Foral que elevou o lugar da Ribeira Grande à categoria de vila, atualmente a festa já se tornou anual.
E é assim que em 2014 e uma vez mais a povoação micaelense da Ribeira Grande recua a Quinhentos nos dias 1, 2 e 3 de agosto. Um guarda-roupa com mais de 200 trajes alusivos às três classes sociais da época – povo, nobreza e clero, 15 tascas de comes e bebes com pratos típicos da época, cerca de 20 barraquinhas de artesanato, torneios a cavalo e animação de rua com jograis e malabaristas contribuem para um cenário de outros tempos. Este ano o tema é Entre Mouros e Cristãos.

Paula Oliveira Silva 2014-07-23

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora