Feira de Agosto

Grândola, vila festeira

A maior feira do litoral alentejano está de regresso a Grândola com muita música, gastronomia e artesanato. Durante cinco dias, de 27 a 31, a Feira de Agosto dá a conhecer o melhor da região (e não só) aos milhares de visitantes que passarem pela vila morena.

Desde o século XVII que Grândola enche-se de vida e animação sempre que a Feira de Agosto assenta arraiais na localidade alentejana. Este ano, o evento volta a realizar-se no Parque de Feiras e Exposições e promete um cartaz diversificado durante os últimos cinco dias deste mês, de 27 a 31. Como sempre, a entrada é gratuita.

Pela feira vão passar nove grupos musicais de várias origens mas as honras de abertura foram entregues a uma banda local – a SMFOG (Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense) que sobe ao palco principal no dia 27. No mesmo dia, mas no palco bar, atuará o grupo Mr. Jones.

Dia 28, sexta-feira, as sonoridades angolanas da dupla B4 dividem protagonismo com o soul e o funk dos Heat, e no dia seguinte (29, sábado) o palco principal estará a cargo d`Os Azeitonas. Já o palco bar recordará os clássicos dos anos 70, 80 e 90 com os Evolution.

António Zambujo é o nome forte do dia 30 (domingo), secundado pelo grupo Cassapo & Rock Português no palco bar. O encerramento da feira, dia 31 (segunda-feira), irá acontecer ao ritmo dos GNR. Os concertos no palco principal começam sempre às 22h15 e os do palco bar às 23h45.

Gastronomia, artesanato e atividades

A gastronomia é outro dos pratos forte do evento e pode ser apreciada não só nos bares e restaurantes espalhados por todo o recinto, mas também em seis tasquinhas tradicionais. Além dos habituais petiscos, estas irão apresentar ainda uma iguaria especial dedicada ao produto do dia: cogumelos, na sexta-feira, javali, no sábado, choco no domingo e bacalhau na segunda-feira. Perto da zona das tasquinhas haverá um espaço de esplanadas que complementa a oferta dos comes e bebes.

As artes e ofícios também não foram esquecidos. Quem passar pela feira poderá assistir ao trabalho de 30 artesãos de várias áreas e a uma exposição com testemunhos orais, fotografias e objetos que recordam as profissões antigas, como os oleiros, os barbeiros ou os alfaiates.

O certame irá ainda convidar os visitantes a descobrirem a história da aldeia mineira do Lousal. Além de uma réplica do Centro Ciência Viva desta localidade, haverá também uma exposição de fotografia e várias atividades (para todas as idades) que ligadas às minas e ao minério.

Durante os cinco dias, o autarquia de Grândola disponibiliza dois “Comboios da Feira” gratuitos que efetuam o trajeto entre o recinto e vários locais da localidade. Conheça aqui o cartaz completo da Feira de Agosto.

Nelson Jerónimo Rodrigues 2015-08-25

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora