Experimentadesign´15

A arte de ver mais

Numa ação inédita de descentralização, a bienal do design, arquitetura e criatividade chega este ano, e pela primeira vez, a três cidades portuguesas. Para além da capital, as urbes do Porto e Matosinhos, umbilicalmente ligadas ao design e à arquitetura, acolhem as exposições e demais eventos da 9.ª Experimentadesign, que acontece entre 12 de novembro e 20 de dezembro. Esta edição dá especial atenção ao design que fala português, em Portugal e em África, e tem como tema “As Far as The Mind Can See”. Uma homenagem à criação individual e à capacidade de inventar, imaginar e ver antes de fazer.

O design que fala português

Desejo, Tensão, Transição — Percursos do Design Português é o título de uma das principais exposições da bienal. Vai estar patente na nova Casa do Design, antiga Galeria Nave, nos Paços do Concelho de Matosinhos. Constituída por 16 módulos expositivos, apresenta um panorama sobre o design português desde o início do século XX aos nossos dias. Os módulos abordam temáticas tão diversas como a ligação entre o design e a política no período do Estado Novo, os arquitetos da Escola do Porto, cerâmica e mobiliário (peças da Fábrica de Cerâmica de Sacavém, Fábrica Olaio e Vista Alegre), cartazes culturais, relações entre imagem e som, tipos de letra ou logotipos portugueses criados na última década.

Há ainda módulos dedicados a António Soares, grande ilustrador e designer de cunho modernista, da primeira metade do século XX; ao desenho humorístico do final do século XIX à atualidade; e aos melhores livros portugueses de design publicados entre 2010 e 2013 (no âmbito do concurso Best Portuguese Book Designs).

O Palácio dos Correios, no Porto, acolhe a exposição As Far As The Mind Can See, que dá o mote a esta edição. Aqui se reúnem mais de 60 trabalhos de 28 designers de comunicação de todo o mundo. A exposição complementar a esta, As Far as the Eye Can’t See, estará patente em Lisboa.

Na capital, as atenções dividem-se entre a zona histórica de Belém (onde o Picadeiro Real do Museu Nacional dos Coches acolhe a mencionada exposição), o Torreão Poente da Cordoaria Nacional (cenário para a mostra From Hands to Mind) e o Palácio do Príncipe Real, sede do Lounging Space. É aqui que decorrem as atividades do Serviço Educativo.

A exposição From Hands to Mind é o resultado de um projecto de pesquisa que parte da questão O que é o design em Africa? Nesta primeira apresentação serão mostrados trabalhos de três países africanos de língua portuguesa: Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

A festa da semana inaugural em Lisboa acontece no dia 13 de novembro, no Tanque, a piscina do Ateneu, nas Portas de Santo Antão, recém-convertida em sala de concertos e eventos.

Formação para todos

O Serviço Educativo, que compreende as visitas orientadas com monitores especializados (é necessária marcação prévia) e os cursos e workshops, apresenta algumas novidades em relação às edições anteriores uma vez que estão programadas atividades para todos os públicos, nomeadamente para o público adulto, estudante ou profissional.

As crianças não ficam de fora e poderão inscrever-se em workshops como Da Figura ao Objeto, Caderno Curioso ou Morphe - Ferramentas de desenho. Para um público mais especializado ou apenas curioso, a oferta é extensa. Da Tipografia com carateres móveis à Extrusão de polímeros, são várias as áreas de interesse abrangidas.


O design dá que falar

Sempre com entrada livre, as conferências e debates permitem estabelecer uma maior proximidade com especialistas de renome mundial e conhecer de perto algumas estrelas do design.

No dia 13, sexta-feira, o foyer do Teatro Nacional de São Carlos é palco das Open Talks, a decorrer entre as 15h e as 17h30. Os curadores e alguns dos autores das exposições irão falar com o público sobre os seus projetos e abordagens.

As Conferências de Lisboa, um dos acontecimentos mais marcantes da EXD, realizam-se nos dias 13 e 14 de novembro e ainda no dia 12 de dezembro, assinalando o encerramento da bienal. Os auditórios do Museu Nacional dos Coches e da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa acolhem as solo lectures.

Este ano são cinco os protagonistas que irão abordar diferentes aspetos da prática do design. Mirko Ilić, designer e ilustrador de Nova Iorque de origem bósnia, que entre muitos outros projetos foi diretor de arte da Times magazine edição internacional, abre as conferências no dia 13, pelas 18 horas.

O bielorrusso Peter Bankov, artista do poster ("uma subcultura visual local"), e o iraniano Reza Abedini, que mistura contemporaneidade e tradição na tipografia persa moderna, dirigem-se ao auditório no dia 14, sábado, entre as 15 e as 17 horas.

Pelas 18 horas, o púlpito pertence a Michael Anastassiades, designer de produto cipriota, a trabalhar em Londres, onde se tem distinguido pelo seu trabalho na área da iluminação. Por fim, o design ativista e culturalmente envolvido do britânico Jonathan Barnbrook encerra as conferências no dia 12 de dezembro.

Para estetas, estudantes, especialistas ou simples curiosos, a Experimentadesign lança um desafio sempre uregente: ver o mundo com outros olhos.


Experimentadesign´15
De 12 de novembro a 20 de dezembro
Lisboa, Porto, Matosinhos
www.experimentadesign.pt
www.facebook.com/experimentadesign 

Céu Coutinho 2015-11-04

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora