EXPERIÊNCIA #57 – Alunos de Apolo

Dança com todos

O paraíso das danças de salão onde se podem aprender mais uns passos e, sobretudo, passar umas horas divertidas.

As danças de salão voltaram a estar em moda e a tendência parece ser para que nunca mais de lá saiam. Como nem todos nascem ensinados ou com o dote de bem dançar, a Sociedade Filarmónica Alunos de Apolo tornou-se numa das grandes escolas de dança da capital portuguesa.
Fica em Campo de Ourique na esquina da Rua Silva Carvalho com a do Sol ao Rato, onde o eléctrico dava a curva, tendo no rés-do-chão a famosa e bonita Padaria do Povo. É perto das Amoreiras, da Rua Ferreira Borges e do Jardim da Parada, coração de Campo de Ourique. Também não fica longe do Metro do Rato. É só subir a rua do Sol ao dito, coisa que não há-de intimidar um candidato a dançarino.
Ali se aprende ou aperfeiçoa a arte da dança em todas as versões imagináveis, da valsa à rumba e do tango ao kizomba. Mesmo o mais desajeitado dos pés-de-chumbo só ganha em vir aqui. O ambiente é extraordinário, com pares de todas as idades a dançar e a mostrar que balançar o corpo não é uma questão de idade, sexo ou raça. É universal e vale a pena ser visto. Ao vivo e a cores, como agora se diz.

CURIOSIDADES

Da banda à dança – A Sociedade Filarmónica Alunos de Apolo tem uma história mais que centenária. Começou em 26 de Maio de 1872 como associação que congregava cabos de polícia do bairro. Perante a falta de quorum para constituir uma banda só com elementos fardados, tiveram que abrir as portas a vizinhos civis. A filarmónica começou finalmente a tocar e em 1907 o rei D. Carlos, agradado com a exibição, atribuiu-lhes a Batuta de Prata. Como muitas outras sociedades congéneres de Lisboa, organizava tardes dançantes, marchas populares, etc. Com as mudanças que foram ocorrendo nos usos e costumes, tudo isto foi entrando em decadência. Até que, nos anos 70, se deu a viragem para a escola de dança. O sucesso mantém-se até hoje.

Leque alargado – Esta escola ensina a dançar músicas de todas as épocas e de todos os continentes. As danças de salão desdobram-se em Dança Standart (Valsa Inglesa, Tango, Slow Fox) e Dança Latina (Samba, Cha Cha Cha, Jive). Há, ainda a Kizomba, para os amantes do ritmos africanos. O ensino de cada uma destas danças tem níveis de dificuldade que podem chegar até aos quatro.

DVD para dançarinos – Há um DVD dos Alunos de Apolo que vale, quer como espectáculo, quer como elemento de ensino. Afinal, também, se aprende vendo os outros fazer.

Competição – Em Abril de 1988 realizou-se nestas instalações o primeiro Campeonato Nacional de Dança Desportiva. Aqui passaram a actuar alguns dos melhores praticantes da modalidade em Portugal, que têm trazido para os Alunos de Apolo muitos prémios e amplo reconhecimento internacional.

INFORMAÇÕES

Sociedade Filarmónica Alunos de Apolo
Rua Silva Carvalho, 225
Tel. 21 388 53 66
www.alunosdeapolo.com 

 

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora