EXPERIÊNCIA #38 - Museu do Fado

A canção de Lisboa

"O Museu (...) celebra o valor excepcional do Fado como símbolo identificador da Cidade de Lisboa, o seu enraizamento profundo na tradição e história cultural do País, o seu papel na afirmação da identidade cultural."
Página oficial do Museu do Fado

Nasceu com a EXPO’98 e dá foros de cidadania a um tipo de música durante muito tempo tido como menor. Fica à ilharga de um dos bairros populares, no caso Alfama, ocupando o edifício de uma antiga estação elevatória da Companhia das Águas, entre o casario e a antiga alfândega.

Da mesma forma que o fado é mais que uma canção, também este museu é mais que um mero acumular de memórias e de peças. Possui uma vertente activa que passa pelo ensino de tudo o que tem a ver com este tipo de expressão musical, dos instrumentos (guitarra e viola), às letras ou ao canto propriamente dito.

A fonoteca conserva documentos excepcionais, testemunho da evolução e do desfilar de intérpretes ao longo de mais de um século. O que aqui se pode ouvir é de uma riqueza inimaginável. Mas porque o fado não é só peça de museu não há, senão que subir à vizinha Alfama para o ouvir cantar nas tabernas, sem esquecer as casas de fado no Bairro Alto.

CURIOSIDADES

Vários museus num só – Ao núcleo museológico e à exposição permanente, juntam-se um espaço de exposições temporárias, um centro de documentação, a loja, o auditório e a cafetaria. Para além disso, são dados cursos de guitarra portuguesa e de viola de fado, promovidos seminários para letristas e dadas condições de ensaio aos intérpretes.

Espólio diversificado – As 14.000 peças do museu correspondem a instrumentos musicais, fotografias, discos, partituras, cartazes, trajes, adereços de actuação, troféus e objectos diversos ligados a este tipo de expressão musical. Em destaque guitarras pertencentes a grandes nomes do fado ou a construtores de instrumentos.

Uma história comentada – Ao longo da visita estão em evidência a relação com a cidade e as biografias de centenas de artistas. Existe a possibilidade de ir ouvindo gravações. Estas podem, também, ser ouvidas no sistema de audioguias em português, inglês, francês e castelhano.

Centro de Documentação – Agrupa e organiza colecções de fotografias, jornais, repertórios, cartazes, etc, numa base de dados que também inclui informação sobre intérpretes, instrumentistas, poetas e compositores.

INFORMAÇÕES

Acesso: Metro Terreiro do Paço ou Santa Apolónia pela Rua do Terreiro do Trigo

Museu do Fado
Largo do Chafariz de Dentro, 1
Tel. 218 823 470
www.museudofado.pt    

CONHEÇA AQUI AS 100 EXPERIÊNCIAS PARA VIVER EM PORTUGAL ANTES DE MORRER


100 EXPERIÊNCIAS PARA VIVER EM PORTUGAL ANTES DE MORRER

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora