EXPERIÊNCIA #35 - Museu de Serralves

Pólo de cultura

"Um dos museus de referência do Porto, uma obra de arquitectura moderna e um dos melhores, mais tranquilos e mais frequentados parques da cidade."

É o grande produtor cultural do Porto, cuja importância se reforçou com a recente conclusão do Museu de Arte Contemporânea, desenhado por Siza Vieira. Mas já antes era famosa pelas exposições em áreas como a pintura, escultura, vídeo, fotografia e cinema.
Parte importante de Serralves é o jardim, de entrada gratuita ao domingo de manhã. Entre renques de árvores, jardins meticulosamente podados e algums obras de arte dispersas pelo recinto, se pode passar um bom começo de dia. E que pode prosseguir com a leitura dos jornais na esplanada da nova cafetaria.
É um local de tal forma bonito, amplo e com funções tão diversificadas que, desde o apaixonado de pintura moderna ao curioso, do pai que passeia os filhos ao turista estrangeiro, todos aqui encontram motivos de interesse. A Foz e o passeio ribeirinho, o Parque da Cidade e o Douro não estão longe, a convidar a outros e não menos interessantes passeios.


CURIOSIDADES

Caprichos de um conde – A Casa de Serralves, os jardins e a quinta ocupam uma vasta área entre a Av. da Boavista e a Foz. Espelham o desejo de notoriedade e o gosto faustoso de Carlos Alberto Cabral, segundo conde de Vizela que, nos anos 30, mandou desenhar o conjunto. Chamados à tarefa, o arquitecto Siclis e o paisagista Jacques Gerber, para além dos decoradores Edgar Brandt e Lalique. Contudo a intervenção decisiva e, de alguma forma, unificadora, acabaria por caber a Marques da Silva, um dos grandes arquitectos portuenses de inícios do século XX, autor, por exemplo, da estação ferroviária de São Bento.

Jardim de referência – O parque desenvolve-se ao longo de um eixo de meio quilómetro que se estende na direcção do Douro. Expressão dos primórdios do modernismo na arquitectura paisagista da época, desdobra-se por diferentes níveis, ligados por escadas, tendo na zona central, um amplo relvado com jogos de água.
Arte moderna – A recente inauguração do Centro de Arte Contemporânea, desenhado por Siza Vieira, deu expressão plena à vertente de produção cultural da Fundação de Serralves. Se a vida cultural portuense não se esgota em Serralves, passa, em boa parte, por aqui.

De um parque a outro – A extensa Av. da Boavista separa os dois grandes espaços verdes desta zona da cidade. Já mais perto da Foz e do Castelo do Queijo estende-se o Parque da Cidade, bem conseguido projecto de arquitectura paisagista e que está para o desporto amador e o passeio a pé, como Serralves para a cultura.

INFORMAÇÕES

Acessos
Pela Av. da Boavista e Av. Marechal Gomes da Costa
Fundação de Serralves
Rua de Serralves, 977
www.serralves.com 

CONHEÇA AQUI AS 100 EXPERIÊNCIAS PARA VIVER EM PORTUGAL ANTES DE MORRER


100 EXPERIÊNCIAS PARA VIVER EM PORTUGAL ANTES DE MORRER

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora