“Esplanar” no Porto

Foi você que pediu uma esplanada?

Mais ou menos escondidas estas 10 esplanadas são um bom pretexto para se deixar estar ao fresco, em pleno agosto, na cidade.


Por momentos esquecemos as esplanadas de rua e as situadas nas alturas, com vistas de rio e telhados. Partimos à descoberta de lugares um pouco mais íntimos, de preferência escondidos no interior de espaços mais ou menos emblemáticos da cidade. Fizemos uma selecção dos que se revelaram recantos deliciosos para todos os gostos e bolsas. Com vistas privilegiadas ou escondidos dos olhares externos, em travessas ou ruas pitorescas, em locais mais tradicionais ou da moda, integrados em jardins, nos logradouros de casas centenárias ou em hotéis. Para um lanche, afterwork ou refeição. Qual é a que prefere?

Na Baixa

Vamos imaginar que chega de comboio à estação de S. Bento. Esqueça o carro e a necessidade de estacionamento. Parta em direção ao número 112 da Rua de Santa Catarina. Deixe-se enlevar pela decoração Arte Nova, e entrar num dos cafés históricos do Porto, que até já se chamou Elite e recebeu muitos ilustres. Estamos a falar de um clássico da cidade, o Majestic. Pode esquecer a esplanada da rua e entrar na bela sala profusamente decorada e sentar-se, lá atrás, no jardim, um pedaço acolhedor que o resguarda do frenesim de uma das artérias mais movimentadas da cidade. Escolha um lugar numa das mesas e cadeiras em ferro. E deixe-se estar naquele que é um dos mais belos do mundo. De acordo com o ucityguides está no Top 10.

Café Majestic R. Santa Catarina, 112, Porto T. 222 003 887 (encerra domingo)

 

Agora imagine que nem lhe apetece subir a inclinada Rua 31 de Janeiro. Mesmo ali ao pé, no início da Sá da Bandeira arrisque em entrar no Hotel Teatro. Passe a bilheteira, a zona da receção, e desta vez aventure-se no miolo, entre o Palco, o restaurante do hotel e o bar Plateia, e entre na delicada esplanada onde se pode refugiar do bulício citadino e apreciar o cenário de sala de espetáculos como se estivesse num filme enquanto prova, por exemplo, um prego do lombo em bolo do caco.

Hotel Teatro R. Sá da Bandeira, 84, Porto T. 220 409 620



Entre a Boavista e Serralves

Se a Baixa é um local a evitar, demasiados turistas, vá de metro até outra das zonas do momento na cidade, após a reabertura do Mercado do Bom Sucesso onde também não faltam pretextos para petiscar. Mas esta proposta fica bem pertinho da Casa da Música, na Avenida da Boavista. É a Casinha Boutique Café, um espaço recuperado num edifício do século XIX onde impera a preocupação com a qualidade dos produtos servidos, de preferência nacionais. Pelo meio de crepes, quiches, saladas e folhados, emergem gelados e bolos tradicionais, mas também ali encontra azeites, vinhos, conservas e compotas para comprar. Entre as novidades para o verão encontram-se o cheesecake de lima e Oreo, a morangada (uma limonada de morango), e os novos frapuccinos de fruta (manga, morango e frutos vermelhos). Não esqueça que tem de pedir ao balcão e levar o pedido num tabuleiro até às traseiras.

Casinha Boutique Café Av. Boavista, 854, Porto T. 934 021 001


Não muito longe, uma dúzia de passos, está o Em Carne Viva, no número 868. Apesar do nome, por ali reina a comida vegetariana. E as provocações não se ficam só pelo nome. Pode experimentar pratos semelhantes a bacalhau (com tofu), umas tripas, sem tripas mas o mesmo sabor e até, uma das mais procuradas, a francesinha com beringela e acompanhada de batatas fritas. Nas sobremesas há uma tarte de caipirinha. Num espaço decorado com cuidado com materiais reciclados até há, imagine-se, uma esplanada deliciosa que se estende ao comprido e nos faz esquecer a azáfama da longa avenida que desce em direção à Foz.

Em Carne Viva Av. Boavista, 868 T. 936 352 722 (encerra aos domingos apenas em agosto)


Saindo da avenida, antes de chegar à Foz, fica um dos pulmões verdes da cidade. Sugerimos uma escapadela aos jardins onde a natureza e a arte andam de mão dada. A Casa de Chá de Serralves é um espaço que merece uma visita pelo enquadramento. Em pleno parque, com possibilidade de visitar o museu de arte contemporânea da autoria de Álvaro Siza Vieira e a casa de Serralves. Por ali pode ir tomar um pequeno-almoço com scones, torrada ou uma fatia de bolo ou tarte, mas também fazer uma refeição ou apenas refrescar-se debaixo da pérgula de glicínias trepadeiras na esplanada virada para o campo de ténis. Servem gelados da Neveiros e vendem chás e bolachas caseiras.

Casa de Chá de Serralves, Parque de Serralves T. 917 273 653 (encerra segunda-feira)


Mais perto do mar

Resistimos à tentação das esplanadas em cima da praia, mas não podemos deixar de incluir o Café Café Bistrô Lounge situado numa das ruas da Foz, bem perto do mar. Situado dentro do Espaço 7, um lugar dedicado às tendências da moda, design e arte, o acolhedor terraço permite desfrutar de refeições leves com sopas, saladas, quiches e sumos refrescantes. Ainda por cima com a vantagem de estar mais resguardado das nortadas que por vezes agitam a marginal.

Café Café Bistrô Lounge R. do Teatro 133, Foz T. 912 995 298



No Bairro das Artes e arredores

Já que se fala em arte, outra opção é um périplo pela zona da Miguel Bombarda e arredores, a Rota do Chá é já um local de passagem obrigatória para quem quer fugir ao ritmo acelerado do dia-a-dia. Com um vasto leque de opções de chás e infusões, servem também refeições bem saudáveis. Com vários espaços acolhedores pode optar entre a sala indiana, a ganesh, o pátio, o jardim ou a loja onde pode levar para casa os seus sabores preferidos. 

Rota do Chá R. Miguel Bombarda, 457 T. 220 136 726 (de segunda-feira a sábado abre às 12h, ao domingo abre das 13h às 20h)



Não muito longe, outra alternativa é a Pensão Favorita, um hotel design onde os hóspedes são tratados com informalidade. Descendo as escadas vai dar de caras com um espaço normalmente sossegado e onde com frequência se mistura com os turistas lá alojados. A esplanada é coberta mas tem ligação para o jardim e vista para os quartos exteriores. Resguardados do frenesim exterior este é um espaço para momentos descontraídos. 

Pensão Favorita
R. Miguel Bombarda, 267, Porto T. 220 134 157



Na antiga casa onde se vendia o afamado pão-de-ló de Margaride - ainda hoje por lá à venda a par com os seus ladrilhos e tigelas de marmelada - existe nas traseiras uma pequena esplanada aproveitada pelos conhecedores para agradáveis tardes. E se uns ali vão apenas para conviver, há quem por ali até trabalhe. A Casa de Ló é um espaço de memória, com algum do mobiliário original, bem perto da frenética Rua de Cedofeita. 

Casa de Ló Travessa de Cedofeita, 20 A T. 914 900 409



Fora de mão

Numa outra parte da cidade, podemos até dizer fora do circuito dos locais mais badalados, existe um outro reduto da comida vegetariana, cheia de sabor. Falamos do Essência, um restaurante situado numa moradia de arquitetura modernista na Rua Pedro Hispano, 1190, que tem resistido ao longo dos tempos e até tem uma clientela fiel. Ainda para esta época sugerem sanduiche de legumes assados em fritata fina de vegetais e vinagrete de framboesa, um risoto de curgete, ovos escalfados e azeite de trufa. Para finalizar com uma tarte fresca de lima com iogurte grego e pistácios. E… já agora não se preocupe se não estiver muito virado para os vegetais. Por ali abre-se a exceção e também servem opções não vegetarianas. 

Essência Rua Pedro Hispano, 1190 T. 228 301 813 (encerra domingo e feriados)

Andreia Fernandes Silva 2014-07-30

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora