Em Loulé o vento sopra do Mediterrâneo

A cultura e as influências mediterrânicas, muito presentes no Algarve, inspiram um dos mais conceituados festivais de world music em Portugal.
Já na 8ª edição, o Festival MED realiza-se anualmente em Loulé, no final de Junho, celebrando a chegada do Verão com uma fusão de manifestações artísticas, oriundas dos mais diversos pontos do globo.
Sonoridades e artistas do mundo inteiro reúnem-se numa grande festa que cruza múltiplas influências e anima o bem conservado centro histórico da cidade com exposições, teatro, gastronomia, artesanato…
A Torre da Vila, construída em taipa, mantém-se em bom estado, e as muralhas do castelo, de origem árabe, serpenteiam pela cidade, aparecendo, aqui e ali, por entre ruelas e becos antigos.
O Mercado Municipal, reabilitado em 2007 por um projecto arquitectónico que mereceu a distinção do Turismo de Portugal, é o mais recente ex libris de Loulé.
Foi distinguido o notável trabalho de reabilitação do edifício na categoria “Cidade” que elege “infra-estruturas públicas de interesse turístico, potenciadoras de novos pretextos de visita às cidades.
Em estilo neo-árabe, o emblemático edifício destaca-se pela bonita traça exterior e pelas características cúpulas rosas de influência islâmica.
Com este magnífico enquadramento, a cidade é pródiga em eventos que realçam o seu lado “mágico”. Como a Noite Branca que, no final de Agosto, marca a despedida do Verão.
Concelho de transição entre a serra e o mar, Loulé é destino privilegiado para o ano inteiro. Que o digam os amantes do golfe que aqui têm mais de uma dezena de campos à sua disposição.
Nas praias da frente marítima do concelho as probabilidades de se cruzar com alguém famoso são elevadas. Mas nos areais de Vale de Lobo, Ancão ou Garrão também encontra muito sossego.
As incursões pelo interior serrano (o Barrocal) revelam aldeias bem preservadas, como Alte e Querença, e sítios classificados como a impressionante crista calcária da Rocha da Pena.
Entre o tradicional e o cosmopolita, as aldeias e os resorts, o turismo de qualidade floresce em Loulé, proporcionando uma diversidade de experiências e eventos que se sucedem ao longo do ano.

Festival MED 2011

Céu Coutinho 2011-06-22

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora