Edição Limitada – XX anos do Museu do Relógio

O Museu do Relógio, em Serpa, assinala este fim de semana o 20º aniversário com várias atividades, como visitas guiadas, tertúlias e degustações de produtos regionais. Mas o momento alto está guardado para o jantar de gala onde será apresentado um relógio feito por um artesão do Alentejo. Se quer participar é melhor apressar-se porque o evento está limitado a 100 pessoas. Tic, tac, tic, tac. O tempo não espera…

“O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem”, diz o trava línguas popular. No Museu do Relógio o tempo tem 20 anos e a efeméride será celebrada com pompa e circunstância no sábado e domingo (dias 18 e 19) durante a iniciativa Edição Limitada. Serpa, a vila que acolhe este espaço desde 1995 (Évora ganhou um pólo em 2011) será a anfitriã do evento, limitado a 100 pessoas e com um custo máximo de 35€ por pessoa, já com todas as atividades incluídas.

O tempo passa a correr num fim de semana

O programa começa às 10 horas de sábado com uma visita ao museu acompanhada pelo diretor e conservador, Eugénio Tavares d`Almeida, que contará a história deste local e das suas 2.500 peças, entre relógios de pulso, bolso, parede e mesa. Outras estórias e episódios serão lembrados pouco depois durante uma tertúlia entre “amigos do museu”, seguindo-se a oferta de alguns brindes alusivos à ocasião. Após o almoço (livre) o evento muda-se para a Casa do Cante Alentejano (junto ao museu) onde haverá mais duas tertúlias: “Colecionismo de Relógios, Investimento ou Paixão?” e “Tempo, dos Cosmos ao Homem”.

O final de tarde será dedicado ao convívio e à degustação de produtos regionais enquanto o jantar de gala está marcado para as 20h30 no Monte da Morena (agroturismo), situado a dois quilómetros da vila. Durante a noite serão apresentados um filme e um livro sobre o museu, bem como o relógio de bolso XX Anos, uma edição limitada  (apenas 20 exemplares) que evoca o tempo de vida do museu. Uma peça romântica e digna de colecionadores com o cunho de um artesão alentejano.

A celebração dos 20 anos do Museu do Relógio termina no domingo, com uma visita guiada ao lagar e à herdade Maria da Guarda, a cinco quilómetros de Serpa. O início das atividades está marcado para as 10 horas. Se não houver atrasos será uma boa oportunidade para os participantes acertarem os relógios.



Nelson Jerónimo Rodrigues 2015-04-15

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora