Dia Nacional dos Centros Históricos no Porto

Cruze-se com a história e misture-lhe um bom vinho

Haverá melhor forma de celebrar o Dia Nacional dos Centros Históricos do que passear por aquele que foi considerando Património Cultural da Humanidade? Dia 28 de março, no Porto, serão mais de 60 as atividades organizadas para comemorar a data.


Esta é uma iniciativa levada a cabo pela Associação Nacional de Municípios com Centro Histórico e à qual a Câmara Municipal do Porto se associa desde 2008, contando com a colaboração de várias entidades da Invicta que, ao abrirem as suas portas, vão revelar de que forma cada uma delas contribui para a herança desta cidade.

Há programas para todos os gostos e, alguns deles, gratuitos. Por isso, vamos sugerir-lhe alguns para que possa perder-se pelo Porto entre as 9 horas e a meia-noite.

Entre na máquina do tempo e viva a nossa história

Pode começar por pegar nos seus filhos e levá-los ao Palácio das Artes para uma oficina sobre as “Transformações do Tempo” entre as 10h e as 13h. Aqui eles vão ter uma introdução à expressão dramática para que possam aprender a interpretar emoções e personagens. No final, os pais têm direito a um pequeno espetáculo onde as crianças vão mostrar o que retiveram da oficina. Pela mesma hora, entre as 10h e as 12h, pode optar, se preferir, por um roteiro guiado pela “Arte Pública no Centro Histórico” onde serão apreciadas as obras de arte espalhadas pelo centro, assim como os seus autores e significados.

Depois disso vá direto para o museu interativo e parque temático World of Discoveries e “Viva a História dos Descobrimentos Portugueses”. Mostre o Fernão de Magalhães que há em si e parta à descoberta de novos mundos, enquanto enfrenta pelo caminho o gigante Adamastor num inesperado túnel imersivo de 9 metros. Aventure-se nesta viagem entre as 10 e as 17h.

Um pouco de história em cada recanto

São inúmeros os programas possíveis de realizar quando o tema é história e o Porto não se esqueceu de nenhum. Se tem álbuns de família e documentos antigos que gostaria muito de conservar, dirija-se ao Arquivo Distrital do Porto onde técnicos especializados estarão à sua espera para lhe dizer o que fazer. “Das Árvores ao Rio” é o programa seguinte, pelas 15h30 onde poderá fazer uma visita interpretativa desde o Passeio das Virtudes até à Alfândega. Percorra cada recanto e saiba como foi a vista da cidade há 150 anos, desde quando a imagem do casario em cascata faz parte da paisagem ou quantas locomotivas conseguiria albergar a ferrovia da Alfândega.

Por fim, termine o dia no Museu do Vinho do Porto, entre as 17h30 e as 19h. Aqui será inaugurada a exposição temporária “Portocartoon – O Vinho do Porto no Humor Mundial”. Uma mostra que agrega cartoons sobre este ex-líbris do Norte numa interessante conjugação com o humor.

Nem todos os eventos são gratuitos e a maior parte necessita de inscrição prévia por isso convidamo-lo a consultar toda a programação e informações adicionais em www.porto.pt

Ana Marta Monte

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora