Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Por locais nunca antes visitados

Portugal tem uma história inesgotável para contar e uma das maiores fontes de transmissão é o património que dele faz parte. O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se comemora a 18 de abril, é uma das melhores oportunidades para o explorar tendo em conta que há programas especiais espaços que são visitáveis apenas neste dia.

“Conhecer, explorar, partilhar”. É este o tema escolhido pelo ICOMOS – Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios – para as comemorações deste ano. Coincidindo com o cinquentenário da organização, este evento transforma-se assim numa festa em dose dupla com cerca de 622 entidades públicas e privadas a promover 55 exposições, 56 oficinas pedagógicas/workshops, 38 espetáculos artísticos, 36 rotas patrimoniais/itinerários culturais, 2 animações de rua, 10 projeções de documentários/filmes, 3 feiras/festivais, 287 visitas guiadas e muitas outras atividades espalhadas por todo o país.

De norte a sul, o mote é explorar

Neste Dia Internacional dos Monumentos e Sítios sinta-se privilegiado porque não só terá acesso a locais que habitualmente estão encerrados ao público, como também poderá fazê-lo gratuitamente. Selecionámos alguns eventos para que, esteja onde estiver, saiba onde ir.

Nada melhor do que começar pelo Museu dos Biscaínhos, em Braga. Para além da beleza arquitetónica, tem um dos um dos jardins mais significativos do período Barroco em Portugal. Passe por lá e deslumbre-se.

Seguindo para o Porto, dê um salto ao Museu Soares dos Reis às 15h30 para uma visita guiada pelas Memórias do Palácio dos Carrancas: no tempo do Paço Real. Aproveite e leve também os seus filhos para um peddy paper com jogos de pistas sobre o mesmo tema (indicado para crianças entre os 8 e 12 anos). À noite, passe por Serralves para ver o parque de outra perspetiva. A partir das 21h30, prepare-se para entrar num ambiente onde as luzes, os sons e as sombras tornam este lugar singular.

Conímbriga, recentemente citada pelo The Guardian por ter uma das dez ruínas mais bonitas e menos conhecidas do mundo vai, igualmente, organizar algumas atividades no local (e não só) através do seu Museu Monográfico. Entre as 10h30 e as 12h30, escolha entre a Caça ao Tesouro (um jogo de pistas com desafios nas ruínas), a Oficina de Antropologia ou a Maleta Arqueológica cujo intuito é aproximar o público infantil da antropologia.

Descendo um pouco no mapa e viajando até Tomar, o Convento de Cristo vai organizar, entre outras coisas, uma visita temática guiada por uma historiadora de arte, cujo enfoque estará nas recentes obras de restauro da Charola – o oratório privativo dos cavaleiros do interior do convento. A zona da alcáçova, onde podemos encontrar a torre de menagem e a casa do Grão-Mestre – onde ficava o rei – é habitualmente um local restrito, mas estará excecionalmente aberto neste dia.

Seguindo viagem…

Cascais presta também a sua homenagem ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios permitindo aos seus visitantes conhecer as Grutas do Poço Velho, em pleno centro da vila, datadas do 3º milénio a.C., na altura, uma necrópole. Passe por lá, sábado, a partir das 14h.

Ao chegar à capital, difícil vai ser escolher onde ir. Nos dias 18 e 19 há peddy papers e ateliês no Museu Nacional de Arqueologia sob o conceito “O Museu, um lugar a conhecer, explorar e partilhar” para incentivar o trabalho em equipa ao mesmo tempo que se percorrem os tesouros da arqueologia portuguesa, ou as religiões da Lusitânia de uma forma mais descontraída. Aprenda a fazer um móbile marinho ou a descobrir um admirável mundo novo da arqueologia através de um tablet ou smartphone.

A Casa Museu Dr. Anastácio Gonçalves também não vai deixar escapar este dia, por isso, a partir das 15h, passe por lá para assistir a uma recriação histórica a partir da mala que o médico Anastácio Gonçalves usava nas suas viagens: quais os objetos indispensáveis nessa época? O que costumava escrever no seu diário?

Já o Panteão Nacional, às 11h e às 14h merece também visita. O zimbório, zona privilegiada e habitualmente encerrada ao público, terá acesso gratuito pelo que vale a pena lá passar. Igualmente presente nas comemorações estará o Centro Nacional de Cultura através da “Gincana dos Poetas” e do peddy papper “Do Chiado ao Orpheu, passando por Pessoa”.

Se rumarmos mais para sul, é Tavira, por exemplo, que tem algo para nos oferecer. Numa visita guiada pelo centro histórico da cidade e pelas salinas será referenciado o porquê de existirem tantas igrejas em Tavira ou qual a origem dos seus telhados de tesoura e portas de reixa. Fique a saber os segredos da cidade entre as 10h e as 13h de sábado.

Neste dia, privilegia-se o património e o muito que dele ainda resta e que merece ser preservado. Perca-se por alguns dos monumentos mais significativos de Portugal e faça também a sua homenagem.

 

Consulte o programa completo em: patrimoniocultural.pt/en/ 

 

Ana Marta Monte

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora