Dia Internacional do Burro

Orelhas de burro… com muito orgulho

No mês em que se assinala o Dia Internacional do Burro (8 de maio) a Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA) desafia miúdos e graúdos a colocarem orelhas de Burro e a criarem um ditado positivo sobre este animal. Quem disse que vozes de Burro não chegam ao céu? Com esta iniciativa hão de correr Mundo e fazer-se ouvir em todo o lado.

“Ajuda-nos a levar o Burro aos quatro cantos do Mundo” é o apelo lançado em maio pela AEPGA, associação sedeada na aldeia de Atenor (concelho de Miranda do Douro) que há mais de uma década ajuda a divulgar e a conservar o Burro de Miranda, a única raça autóctone portuguesa desta espécie. A ideia é celebrar o Dia Internacional do Burro (8 de maio) ao longo de todo o mês através de um passatempo publicado no site www.diadoburro.pt

Tal como aconteceu em 2014, os participantes são convidados a imprimir e a ilustrar umas orelhas de Burro, a tirar uma foto com elas e a publicá-la através da hashtag #DIADOBURRO. Mas este ano o desafio é ainda maior e ao adereço principal terão de juntar um ditado (escrito, por exemplo, num quadro ou cartaz) que faça referência elogiosa ao burro. Afinal, diz a associação, já basta de expressões pejorativas a este animal que tem tanto de guia e professor como de terapeuta e amigo.

Os autores dos três pares de orelhas de Burro e das três frases mais criativas terão direito a passar um dia com os Burros, acompanhando os trabalhos de alimentação e mantutenção do Centro de Valorização do Burro de Miranda, fazendo um passeio com Burros e apadrinhando um deles. Além disso, receberão ainda uma entrada para o Festival Itinerante da Cultura Tradicional "L Burro I L Gueiteiro". Os outros (e demais interessados) poderão sempre marcar uma visita a este espaço (todos os dias, excepto às terças-feiras) ou um passeio (a partir de 5€) pelo Planalto Mirandês.

Nelson Jerónimo Rodrigues 2015-05-03

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora