Descobrir Peniche

A praia da Consolação, vista do Forte com o mesmo nome, é conhecida pelas propriedades medicinais (tem uma grande concentração de iodo) e é muito procurada por famílias graças ao mar calmo, ideal para crianças.
O universo do surf está omnipresente na praia do Baleal, onde existem inúmeras escolas para o ensino da modalidade, como a do Surfcastle ou a do Baleal Surf Camp.
A Prainha da Ilha é um recanto pitoresco que serve de abrigo a barcos de pescadores mas também é utilizada como zona de banhos, de mar e de sol.
A praia do Baleal está ligada à chamada “ilha” através de uma língua de areia que raramente fica submersa. A pé ou de carro vale a pena ir até lá e admirar a costa por uma perspetiva diferente.
O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, no extremo ocidental da Península de Peniche, foi construído no século XVII e é palco de uma grande peregrinação religiosa que acontece todos os anos em outubro.
A Nau dos Corvos, também conhecida por Pedra das Naus, salta à vista a partir do miradouro do Cabo Carvoeiro. Ao longe o cenário comtempla ainda o Arquipélago das Berlengas.
Na costa de Peniche não faltam formações rochosas esculpidas pelo vento e pelo mar, autênticos caprichos na natureza que proporcionam paisagens únicas.
A Igreja da Misericórdia, anexa ao antigo hospital da instituição, é um exemplo dos muitos templos existentes na cidade. Entre eles estão também o Santuário de Nossa Senhora dos Remédio e as igrejas de São Pedro, São Sebastião e São Leonardo.
A fortaleza de Peniche, construída em forma de estrela, teve um importante papel estratégico-militar até finais do século XIX. No tempo do Estado Novo foi prisão política e hoje acolhe o museu municipal da cidade.
No interior da fortaleza de Peniche há um baluarte redondo, o primeiro do género a ser construído na Península Ibérica. Durante o Estado Novo foi local de tortura de presos políticos, que lhe chamavam O Segredo.
Aparentemente inexpugnável, o Forte de Peniche foi palco de uma célebre fuga que devolveu a liberdade ao chamado Grupo dos 10. Entre a dezena de fugitivos estava Álvaro Cunhal, líder histórico do PCP.
A Avenida do Mar, entre a marina e a capitania do porto de Peniche, serve de morada a alguns dos melhores restaurantes da cidade. O peixe fresco grelhado e os mariscos são o principal chamariz da maioria das casas.
A cidade de Peniche fica situada num território de características únicas em Portugal, que em tempos foi ilha e agora tem um istmo a unir o continente a uma península. Terra de mar e pescadores, faz das praias e da gastronomia o principal cartão- de-visit
A praia de Supertubos é uma das mais famosas entre os amantes do surf e recebe todos os anos uma etapa do circuito mundial da modalidade. Não há melhor local para descobrir a boa onda de Peniche.
O Arquipélago das Berlengas, Reserva da Biosfera da UNESCO, é um santuário natural que serve de local de nidificação a inúmeras avese de abrigo a 76 espécies de peixes. Entre o património construído destaca-se o Forte de São João Batista.

Nelson Rodrigues 2014-06-25

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora