Descobrir o Entroncamento

O Bairro Camões, assinado pelos arquitetos Cottineili Telmo e Luís da Cunha, é um dos bairros ferroviários mais emblemáticos da cidade, ainda que hoje esteja bastante degrado. Outros exemplos são os bairros da Estação, da Vila Verde ou da Liberdade.
Dedicada à Sagrada Família, a igreja matriz do Entroncamento foi inaugurada em 1940. A fachada principal divide-se em três corpos principais enquanto no interior destacam-se os altares do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora de Fátima.
O Parque do Bonito, cujo nome faz jus ao local, é o maior espaço verde do Entroncamento. Integrado numa zona florestal nos limites do concelho tem uma pequena albufeira, um circuito de manutenção e uma zona de merendas, entre outros espaços de lazer.
O Jardim Parque Dr. José Pereira Caldas é conhecido na cidade por Jardim da Aranha, já que no interior do coreto existe uma estufa com uma grande aranha em metal. No local, também há um miradouro e um parque infantil.
Junto ao Centro Cultural existem alguns dos espaços comerciais mais emblemáticos da cidade, como o centenário café S. Cafa ou a Tabacaria Luanda que, em tempos, exibia na montra alguns fenómenos do Entroncamento.
No Largo do Centro de Convívio da Terceira Idade também é possível admirar uma locomotiva a vapor (a 094) construída em 1929.
A capela de São João Batista, situada no largo das Vaginhas (que também dá nome ao chafariz vizinho) é o mais antigo edifício religioso da cidade, com origens no século XVII.
Um entroncamento ferroviário entre as linhas do Norte e do Leste deu origem ao nome desta localidade ribatejana que, em pouco mais de um século, passou de um pequeno povoado em redor da estação a uma cidade moderna e dinâmica.
A estação ferroviária continua a ser o coração do Entroncamento. Daqui consegue observar-se o contraste entre os velhos bairros ferroviários e os novos edifícios que rodeiam boa parte do complexo ferroviário da cidade.

Nelson Jerónimo Rodrigues 2016-05-18

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora