Descobrir as Furnas - Povoação/Açores

Aninhada entre as paredes de uma cratera vulcânica, a pequena freguesia das Furnas situa-se na zona leste de São Miguel. Aqui, só o branco do casario interrompe o imenso verde desta região.
Não faltam miradouros com vistas privilegiadas para o vale das Furnas. Do Pico do Ferro, do Salto do Cavalo ou do Lombo dos Milhos (na foto) obtêm-se alguns dos mais belos panoramas da ilha.
A lagoa das Furnas é um dos postais ilustrados dos Açores e lugar de inspiração para artistas e poetas, que facilmente se enamoram belas suas margens tranquilas e românticas.
Junto à lagoa ficam as caldeiras onde se faz o famoso cozido das Furnas. Debaixo de cada monte de terra há uma panela cheia de hortaliças, enchidos, muito carne e, em alguns casos, até bacalhau.
O cozido das Furnas demora mais de cinco horas até ficar pronto, por isso há tempo de sobra para fazer caminhadas ou passear de gaivota.
As linhas românico-góticas da misteriosa Ermida de Nossa Senhora das Águas marcam indelevelmente a paisagem da lagoa.
A lagoa das Furnas está ameaçada por graves problemas ambientais, por isso nasceu no local um Centro de Interpretação que investiga e monitoriza a vida das suas águas.
O edílico Parque Terra Nosta nasceu do sonho de um americano que fez fortuna nos Açores e abriu caminho para um dos mais belos jardins criados pelo Homem.
A cor “ferrujenta” da piscina do parque começa por criar alguma desconfiança aos estreantes, mas uma vez lá dentro já ninguém quer sair.
Dinossauros, avestruzes ou gorilas são apenas alguns dos animais “esculpidos” no Parque Terra Nostra.
À entrada do parque fica o Terra Nostra Garden, um histórico hotel açoriano que, mesmo 75 anos depois da sua inauguração, ainda mantém o charme de sempre.
Em plena povoação das Furnas há um enorme conjunto de caldeiras que fervem em pouca água e fumegam sem parar.
A igreja paroquial das Furnas, dedicada a Nossa Senhora da Alegria, dá expressão à grande religiosidade das gentes açorianas.
Será que o anticiclone dos Açores fez das suas? Não. Trata-se apenas de um insólito posto de distribuição eléctrica. Nas Furnas, até a arquitectura pode ser surpreendente.

Paisagens que o vulcão criou e o Homem moldou

Nelson Jerónimo Rodrigues 2011-09-07

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora