Corredor Verde de Monsanto

Projetado há mais de 30 anos pelo arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, o Corredor Verde de Monsanto é finalmente uma realidade.
Inaugurado em dezembro de 2012, liga o Parque Florestal de Monsanto ao Parque Eduardo VII, alargando o pulmão da cidade até muito perto do seu centro nevrálgico.
Com 2,5 km de extensão e uma área de 51 hectares, o Corredor conta com duas pontes ciclopedonais, uma das quais sobranceira à Rua Marquês da Fronteira.
Caminhantes, ciclistas e população em geral têm muito a beneficiar desta nova estrutura citadina ecológica que conta com diversos equipamentos.
Passeando por aqui, irá encontrar jardins, parque hortícola, searas, dois miradouros, três quiosques com esplanada, parque juvenil, skate parque e dois parques de manutenção física.
O Jardim Amália Rodrigues, a área junto ao Palácio da Justiça, os Jardins de Campolide e o Parque Urbano da Quinta José Pinto (quinta pedagógica) são alguns dos locais abrangidos pelo novo percurso.
Ao longo do Corredor, foram plantadas centenas de árvores e arbustos, entre os quais carvalhos, sobreiros, pinheiros mansos e ameixoeiras.
Foi criada uma zona experimental de prado biodiverso de sequeiro, com cerca de 20 espécies, que se caracteriza por captar grandes quantidades de carbono e necessitar de pouca manutenção.
A sinalética existente ao longo dos caminhos, em plástico reciclado, disponibiliza todo o género de informações úteis e detalhadas para o utilizador.
Uma aplicação gratuita para telemóveis permite saber como chegar, conhecer o parque, planear visitas, saber que equipamentos há disponíveis e que atividades acontecem.
Este Corredor vem completar uma rede de percursos e corredores que conta já com 47 km que atravessam toda a cidade de Lisboa.
A pé ou de bicicleta, aproveite a paisagem e o ar puro, visite hortas urbanas, leve as crianças ao parque infantil, descanse na esplanada. Atravesse este Corredor de uma ponta à outra.

A cidade ganha fôlego

Fotos: CM Lisboa 2013-02-13

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora