Consulta online de nutrição

Diz-me o que comes, dir-te-ei quem és

O Dia da Alimentação, que se comemora a 16 de outubro, foi a força motriz para darmos a volta à roda dos alimentos e corrigirmos possíveis erros. Sem mais delongas marcámos consulta numa nutricionista. E por uma questão de tempo e de outras razões que mais à frente lhe apresentamos, optámos por uma consulta online.

Feito o primeiro contacto, foi-nos enviada uma ficha que foi devidamente preenchida e enviada à procedência com dados como a altura, o peso, percentagem de massa gorda e de massa magra. Se os primeiros foram fáceis de conseguir em qualquer farmácia, os últimos nem por isso. Compensou-se a falta desta informação com outros elementos como o diâmetro abdominal e anca, dados bioquímicos de análises recentes, história clínica e o exercício físico praticado por semana.

Por fim, somos convidados a preencher duas grelhas, uma sobre a forma como encaramos o nosso envelhecimento (dados de um a cinco) e outra, um teste de cálculo de radicais livres (que preenchemos com um sim ou um não).

Ficou marcada uma consulta online via Skype para o dia seguinte e à hora marcada, a dra. Ana Ni Ribeiro recebeu-nos no “seu gabinete virtual”, ela em Braga, nós em Lisboa.

Plano à medida

Para o nosso email seguiram uma série de ficheiros com dicas e conselhos para resolver o(s) problema(s) indicado(s) inicialmente e até dois documentos com receitas saudáveis e fáceis de fazer.

A conversa desenrola-se como se de um encontro presencial se tratasse e o motivo da consulta é o fio condutor do plano personalizado. Os valores indicados são interpretados, as dúvidas que surgem vão sendo explicadas e começamos a saber que alterações são necessárias implementar e quais os objetivos a atingir.

Facto curioso, a dra. Ana Ni Ribeiro incluir na dieta traçada alimentos que estamos habituados a consumir, ajustando apenas as quantidades e os horários. Assim, é meio caminho andado para o sucesso.

Desde logo não deixe que as horas se façam sentir no estômago. É importantíssimo fazer seis refeições ao longo do dia, para manter o estômago “ocupado” e os nossos níveis de glicémia dentro dos valores normais.

Praticar uma alimentação com poucas cedências ao sal, fritos, doces, pratos pré-confecionados, gorduras e bebidas alcoólicas é outro mandamento. Quanto à água, é um mínimo denominador comum, seja em que dieta for. E como um corpo hidratado funciona melhor, beber cerca de dois litros deste precioso líquido é recomendação a ter em conta.

Pela sua saúde, faça exercício físico regular, como caminhar meia hora por dia, caso não queira investir num ginásio.

Pessoal, (discreto) e intransmissível

Às vezes as alterações nem são radicais, mas ainda assim pode estranhar nos primeiros dias e alguns dias depois desses, até que a certa altura entra na rotina e vira um conforto.

Normalmente as consultas são mensais, (30€ a primeira, 25€ as seguintes), e entre elas há troca de emails para retirar dúvidas, para ajustar o plano ou simplesmente para incentivar: “Vamos equipa!" é como se despede a dra. Ana Ni Ribeiro. O pagamento é feito por transferência bancária e na volta do correio vem o recibo eletrónico.

Por fim, a pergunta que se impõe, por que razão uma consulta online? Para além do valor, manifestamente mais baixo, há a questão do anonimato e do facto de não ter de se cruzar com ninguém numa sala de espera. A sessão é na mesma confidencial e o paciente ainda fica com o registo histórico no chat, o que também se pode tornar muito útil, em caso de dúvida. A dra. Ana Ni Ribeiro chega mesmo a dizer que “estes pacientes acabam por ser mais acompanhados que os das consultas presenciais”. 

Será que funciona comigo? Deve estar a perguntar-se. Quem não arrisca não petisca. E neste caso, se for com conta, peso e medida, ninguém o proíbe de petiscar.

 


E-mail: anapimentaribeiro@gmail.com
Blogue: anitricionista.blogs.sapo.pt


Curriculum vitae Ana Ni Ribeiro
- Licenciatura em Biologia Aplicada na Universidade do Minho com investigação na área da Microbiologia.
- Licenciatura em Nutrição na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP).
- Pós graduação em Nutrição Clínica realizada na FCNAUP.
- Autora do blogue comesaudavel.blogspot.com (atual http://anitricionista.blogs.sapo.pt/) sobre alimentação/nutrição.

Paula Oliveira Silva

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora