Concursos e exposições de camélias em flor

Inverno mais florido

Em Celorico de Basto, no Minho, a tradição dos concursos de camélias está quase a chegar à década mas Sintra tomou-lhe o gosto e pelo segundo ano, esta vila histórica às portas de lisboa promove a II Exposição de Camélias. Já cheira a primavera.

Celorico de Basto, terra das japoneiras

Dias 16, 17 e 18 de março, Celorico de Basto recebe na Quinta do Prado, a IX edição da Festa Internacional das Camélias. Do evento faz parte ainda a 2ª edição do concurso de fotografia, Celorico de Basto… Um Jardim de Camélias, uma iniciativa que tem por objetivo valorizar a arte da fotografia e o interesse pelas camélias ou japoneiras, como também são conhecidas.

No primeiro dia, às 10 horas, destaque para o desfile das crianças do concelho e para a atividade Espantalhos Floridos elaborados por utentes de Instituições Sociais. Às 21 horas, no Posto de Turismo, é aberta a exposição de fotografia resultante da 2ª edição do concurso de fotografia. A exposição está patente durante todo o fim de semana.

Sábado, dia 17, realiza-se o concurso, Mercado e Muros de Camélias, cuja abertura está agendada para as 15 horas contando com a atuação da Companhia Filandorra – Teatro do Nordeste, com Camélias & Poesia. Pelas 21 horas, sobe ao palco do Jardim de Camélias da Quinta do Prado, a Noite de Teatro, com uma peça de Molière.

No último dia, domingo, pelas 10 horas tem lugar uma visita aos jardins de camélias do concelho. A atividade está sujeita a inscrição, caso precisem de transporte.

Sintra, a Dama das Camélias

Dias 17 e 18 de março tem lugar na vila de Sintra a II Exposição de Camélias - Sintra 2012. Esta iniciativa tem como cenário o Palácio Nacional de Sintra e contará ainda com o apoio de diversas quintas históricas e produtores de camélias que vão estar a concurso.

Um júri avaliará a qualidade e beleza dos lotes de flores apresentadas, atribuindo prémios não só para a Melhor Camélia como para a Melhor Camélia de uma Variedade de Origem Portuguesa.

A introdução desta espécie no Parque da Pena, em Sintra, e o gosto pelo cultivo de cameleiras no século XIX deveu-se a D. Maria II e a D. Fernando II. Muitas destas variedades foram batizadas com nomes de membros da Família Real. Assim, tanto encontramos rainhas, Dona Maria II, (1865, vermelha – cor de cereja), como princesas: Princeza D. Amelia (1865, branca pura) ou ainda infantes: Dom Carlos Fernando (1865, cor de rosa delicado). E nem falta a Condessa d’Edla (1872, branca pura).


Horários:
17 de março: 14h30 - 17h30
18 de março: 10h - 17h30
Entrada livre nos jardins do Palácio Nacional de Sintra
Para mais informações ligue o 21 923 73 00

2012-03-07

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora