Ciao Bella! Pizzeria

A Ana e o Alexandre são os Carapaus de Comida que se estreiam esta semana como blogue convidado no Lifecooler. Trazem uma sugestão que é um sonho numa noite de verão. Quem não gosta de pizzas à beira-mar depois da praia?

Se há coisas em que Portugal é pródigo, duas delas serão certamente a imensa e belíssima linha costeira e, por certo, a qualidade da gastronomia. Desta feita, pegamos na primeira e deixamos cair a segunda: não somos de todo chauvinistas e estamos absolutamente abertos a outras culturas alimentares, sobretudo quando elas têm para nos oferecer coisas que nos caem no goto.

Um nadinha a Sul do Porto, na Aguda (Vila Nova de Gaia, freguesia de Arcozelo), mesmo na primeira linha de praia, situa-se um dos melhores restaurantes italianos que nos foi dado a conhecer até à data: aproveitou-se uma antiga casa de pescadores, no velho fez-se o novo e ao pouco espaço interior acrescentou-se uma esplanada que funciona na perfeição nos muitos dias de sol que o nosso clima temperado nos vai proporcionando. De dentro, por meio das pequenas janelas que, como outros detalhes, assinalam a origem da construção, sente-se o sol e vê-se o mar, ali tão perto que daria para ir molhar os pés, entre o pedido e a chegada da comida.

O couvert, normalmente composto por azeitonas, pão, cenourinhas temperadas e azeite com vinagre, acompanha a chegada das ementas, em português e o natural processo de escolha do que se lhe segue. Entre as bruschettas e pão de alho, a decisão revela-se difícil (só porque apetece pedir tudo) mas o que quer que se escolha tem garantia de qualidade.

No que toca aos pratos principais, e ainda que as pizzas (maravilhosas, de massa fina e estaladiça e ingredientes frescos e saborosos, bem à italiana) sejam rainhas e senhoras, há também uma assinalável (que não vastíssima) oferta de pastas e outros pratos italianos, para além de um painel de bifes aparentemente apetitosos (porque nunca lhes sucumbimos, que ali há atractivos que não no-lo permitem).

O serviço é afável e competente, ainda que em alturas de maior lufa-lufa se verifique alguma atrapalhação, nomeadamente quando se trata de grupos grandes (de mais do que cinco pessoas): já nos aconteceu haver uma disparidade assinalável no serviço dos pratos principais – o que, não sendo de todo sentido como um defeito, é uma característica de um espaço que não está preparado para grandes ajuntamentos.

Também as sobremesas são de qualidade e servidas em copos tipo shot: há mousses variadas, cheesecakes e outras coisas boas (sendo que a oferta é variável), daquelas que apetece comer até à exaustão. E nem na altura da dolorosa o Ciao Bella nos pareceu menos atraente: faz-se uma refeição completa e rica por menos de 20€, com toda a facilidade.

É muito fácil encontrar o restaurante cheio, quer pela sua dimensão quer pela imensa procura que tem registado, ao longo dos anos, pelo que se aconselha vivamente a reserva, mesmo durante a semana, e ainda que para apenas duas pessoas. De todo o modo, vão: entre a vista de mar e os bons apetites, não há como não sair satisfeito.

CONTACTOS

CIAO BELLA! PIZZERIA

O blogue e os autores
Os Carapaus de Comida são um cardume de dois, com especial apetência para os bons apetites. De gastronomia, sabem o que lhes cai bem ou mal, bem como o mais que vem no pacote, sendo que se limitam a relatar experiências em estaminés diversos, por meio do português corrente e sem salamaleques. São da terra das francesinhas mas não há iguaria a que virem as costas.
Blogue
Facebook

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora