Chocalhos - Festival dos Caminhos da Transumância

Junte-se ao rebanho

O festival que celebra a transumância - viagens sazonais de pastores e seus rebanhos das montanhas no verão para os vales e planícies no inverno - volta a Alpedrinha, de 19 a 21 de setembro. Nesta 13ª edição haverá workshops, exposições, concursos e conversas em torno do universo pastoril.

Charangas e outras fanfarras

A animação de rua será uma constante com vários grupos nacionais e internacionais a percorrerem as ruas desta vila medieval do concelho do Fundão. Há grupos de bombos, pifaradas e gaitadas, concertinas e cavaquinhos.

No Terreiro de Santo António estão previstas uma série de atividades à volta da transumância como conversas, oficinas (construção de instrumentos musicais pastoris), mostras de artesanato e produtos da terra (demonstração da feitura do queijo), entre outras. Para os mais novos estão previstos o espaço infantil Rebanho dos Pequeninos, o Carrossel Pastoril e o rádio Chocalhos.

Siga a rusga

O Museu de Tecelagem dos Meios e o Museu dos Lanifícios da UBI estão entre os expositores mas para ver mais mostras deverá visitar o Palácio do Picadeiro que vai estar transformado em espaço de exposições.

O ponto alto da festa é a tradicional caminhada com as ovelhas, marcada para domingo, às 8 horas, entre o Fundão e Alpedrinha. Uma experiência que fará dos participantes pastores por cerca de três horas. O percurso é acompanhado pelos Chocalheiros de Vila Verde do Ficalho.

A destacar ainda a 3ª edição da Exposição Canina Especializada de Cães de Proteção de Rebanhos, o 1º Concurso da Ovelha Churra do Campo, a 1ª Prova Internacional de Pastoreio e o 1º Concurso Francisco Galvão.

Como não poderia deixar de ser em terras beirãs, a gastronomia marca presença numa festa desta natureza. A 5ª edição da mostra gastronómica Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores da Transumância está a decorrer em 17 restaurantes do concelho do Fundão.

Consulte o aqui  o programa completo. 

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora