Centro de Valorização do Burro de Miranda

Alvo de chacota por muitos ditados populares o burro, é afinal, um bom amigo, companheiro de trabalho, guia e até terapeuta. Vá conhecê-los no Centro de Valorização do Burro de Miranda.
Os burros são bastante afáveis, ternos e pacientes. Nunca dizem que não a um passeio com uma criança mas os adultos também podem subir para o dorso destes animais.
O Centro de Valorização do burro de Miranda preocupa-se em manter a proximidade com os criadores da região, de forma a garantir o bem-estar dos animais.
Durante os passeios de burro, a passagem pelas aldeias da região é uma boa oportunidade para os participantes conhecerem as gentes locais e aperceberem-se da importância que os burros têm para a vida das povoações.
Outra das iniciativas organizadas pela Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino, o Festival Itinerante da Cultura Tradicional �L Burro i l Gueiteiro� traz sempre muita animação à região. Os burros, claro, também juntam-se à festa
Além do contacto com os burros, os passeios possibilitam também a descoberta do património das terras de Miranda.
Os passeios com burros podem ter a duração de uma hora (20€aluguer do burro) ou três horas (40€ aluguer do burro) e permitem aos participantes interagirem com os animais.
O Centro de Valorização do Burro de Miranda organiza várias atividades fora de portas, com destaque para os passeios (na companhia dos burros) pelo planalto mirandês.
O Centro de Valorização do Burro de Miranda fica situado na aldeia de Atenor, concelho de Miranda do Douro, e é gerido pela Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA), fundada em 2001.
O burro de Miranda é a única raça autóctone portuguesa desta espécie. Apesar da ameaça de extinção, encontra um precioso aliado na Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino.

Fotos: Cláudia Costa; Legendas: Nelson Jerónimo Rodrigues

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora