Centenário do nascimento de Vergílio Ferreira

Gouveia nos caminhos da escrita

O concelho que serviu de berço a Vergílio Ferreira homenageia o filho pródigo com um vasto programa de eventos dedicado ao autor. Durante um ano, Gouveia revisita a vida e a obra do escritor numa homenagem que não se esgota na literatura e passa também pelo teatro, pelo cinema e pela fotografia, entre outras artes. Vergílio Ferreira, omnipresente, e de regresso a casa.

As comemorações em Gouveia arrancam oficialmente a 28 de janeiro, data em que Vergílio Ferreira faria 100 anos, e irão prolongar-se durante um ano inteiro. O escritor, nascido na pequena aldeia de Melo, irá dominar a agenda cultural do concelho e terá direito a um programa próprio que, só nos primeiros três dias, contará com cerca de uma dezena de eventos.

As atividades começam às 10 horas do dia 28 (sexta-feira) com o lançamento de um postal, selo e carimbo dos CTT alusivos à ocasião, seguindo-se o lançamento da reedição de três obras (“A Aparição”, “O Caminho Fica Longe” e “Rápida, a Sombra”) editadas pela Quetzal. A cerimónia, marcada para as 11 horas, realiza-se na biblioteca municipal, batizada com o nome de Vergílio Ferreira. Durante a tarde, o escritor Francisco José Viegas passará pela escola secundária da cidade para falar sobre o percurso literário do homenageado.

O dia 29, sábado, inicia com a reposição do busto do escritor na Praça de São Pedro, presenciado pelo ministro da cultura, João Soares, e prossegue com a inauguração da exposição “Vergílio Ferreira: Os Caminhos da escrita ou o Fascínio da Arte”, patente até 26 de março no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta. Uma mostra dividida por seis núcleos que, juntos, compõem um romance imaginário inspirado na obra do escritor. Ao meio-dia terá lugar a sessão solene das comemorações, realizada no salão nobre dos Paços do Concelho.

No dia 30, domingo, Gouveia e o resto do país acordarão ao som do programa “Terra a Terra” da rádio TSF, emitido a partir da cidade serrana, e às 15 horas começa o colóquio “Vergílio Ferreira: Evocação, Evocações”, que decorrerá no auditório da Biblioteca Municipal. O programa dos primeiros três dias de comemorações fica completo com o monólogo “Em Memória ou A Vida Inteira dentro de mim”, no Teatro Cine de Gouveia a partir das 21h30, apresentado por Pompeu José. Este propõe evocar a imagem de solidão de Cláudio, narrador-protagonista do romance “Até ao Fim” que, na hora da escrita, vela o corpo do filho numa capela junto ao mar.

Ao longo de um ano, a autarquia de Gouveia irá organizar outros eventos e atividades, com destaque para um colóquio internacional sobre o escritor, de 19 a 21 de maio, e para o roteiro turístico -  “Melo e a aldeia eterna de Virgílio Ferreira” – que ajuda a descobrir a sua terra natal. A estes eventos juntar-se-ão ainda exposições de pintura, concertos e sessões de cinema com filmes inspirados nos livros “Cântico Final” e “Manhã Submersa”. O programa comemorativo só terminará um ano depois do arranque, precisamente a 28 de janeiro de 2017, com uma palestra sobre o Roteiro Vergiliano.

Nelson Jerónimo Rodrigues 25-01-2016

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora