Casa da Avenida - Setúbal

Espalhados por toda a casa encontramos vários sofás que convidam a contemplação e à reflexão.
Alargando horizontes, os cenários chegam à Serra da Arrábida e aos limites urbanos de Setúbal. Depois da visita à casa vale a pena partir à descoberta da cidade e da Natureza que a rodeia.
Da varanda, fica-se com a Avenida Luísa Todi aos pés. Mesmo em frente está a Galeria Municipal de Setúbal (antigo Banco de Portugal), mais um espaço dedicado à arte que atesta a renovação cultural da cidade.
Aquando da nossa visita, a Casa da Avenida servia de anfitriã à exposição Lugar Fictício, de Eduardo Carqueijeiro. Patente até 19 de abril de 2015, junta pintura, vídeo, fotografia e instalação, desafiando os visitantes a entrarem num mundo fictício.
Tal como a cozinha, também a casa de banho recupera as vivências do passado.
A antiga cozinha é um dos locais de visita obrigatória. Do chão ao mobiliário são muitos os elementos que mantêm a alma centenária da casa.
Pintura, poesia, fotografia, ilustração, música e muito mais enchem regularmente a casa de vida, cor e som.
Uma escadaria antiga revestida com azulejos pombalinos dá acesso aos pisos superiores da casa. O 1º andar não recebe visitas (é utilizado como residência dos proprietários) mas o 2º abre portas a quem quiser conhecer o espaço e a programação cultural.
No rés-do-chão há também um pátio comum, partilhado com uma associação de jovens e o tapas bar A loja das Machadas. Os visitantes da casa podem usufruir deste espaço ao ar livre, especialmente convidativo nos dias mais quentes.
O acesso direto à avenida faz com que o res-do-chão seja uma espécie de cartão de visita da casa. A entrada é gratuita e, sempre que desejado, acompanhada pela proprietária da casa, Maria João Frade.
Contrastando com a traça pombalina dos pisos superiores, o rés-do-chão revela um espaço de linhas e materiais contemporâneos. Tal como o resto da casa é palco das mais variedades atividades culturais, desde exposições de arte a ateliês infantis.
A Casa da Avenida fica situada num edifício do século XIX em plena Avenida Luísa Todi, a artéria mais emblemática de Setúbal. Utilizada como residência familiar durante longos anos foi entretanto transformada em espaço cultural aberto à cidade.
Um espaço quase labiríntico, repleto de salas e recantos, serve de anfitrião às exposições e outros eventos Desde logo sobressai o jogo de contrastes entre as paredes antigas e a arte moderna que as emoldura.

Nelson Jerónimo Rodrigues 2015-04-03

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora