Caminho Pedonal Ribeirinho de V.F.Xira

Uma grande parte do percurso foi edificada em aterro conquistado ao Tejo. Apenas num troço de 300 metros foi construído em terreno natural.
O caminho tem início junto à Casa Museu Dr. Sousa Martins, em Alhandra. Aproveite e visite este espaço museológico. Se tiver oportunidade, meta conversa com os pescadores locais. Histórias não vão faltar.
Neste passeio à beira Tejo os barcos fazem sempre parte da paisagem.
O passeio termina no Parque Urbano de Vila Franca de Xira junto ao Cais da Jorna onde, ao longo do século XX, se juntavam os jornaleiros rurais das lezírias (trabalhador pago ao dia) à espera de trabalho.
Quase a chegar ao fim, passa pela recém inaugurada biblioteca municipal, batizada de Fábrica das Palavras. Entre e desfrute de uma das mais modernas bibliotecas do país.
Esta passagem serve de miradouro sobre o Tejo, lezírias e mouchão de Alhandra. Possui elevadores e proteções envidraçadas para minimizar eventuais problemas de segurança.
Já quase no final, uma passagem panorâmica sobre a linha férrea faz a ligação entre a margem do Tejo e o parque urbano do Cevadeiro, espaço onde se realizam os principais certames do concelho.
Ao longo do percurso encontra zonas de estar como esta com bancos e mesas prontas a receberem piqueniques. E nem cá falta uma casa de banho pública.
É também muito frequente encontrar praticantes de canoagem, vela e pesca desportiva.
A ciclovia entre Alhandra e V. F. de Xira insere-se no Caminho Pedonal Ribeirinho criado pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira ao abrigo do Programa Polis.
Com cerca de 3,3 km de extensão, e uma largura que ultrapassa os 4 metros, é indicado para passeios a pé e de bicicleta enquanto aprecia as vistas para o Tejo.
A ciclovia estende-se paralela ao rio, a um nível sempre plano. Lá no alto, a Igreja Matriz de São João Baptista de Alhandra abençoa quase todo o passeio.

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora