Caminho do Tejo

Vias pedonais entre jardins, estradas movimentadas e até caminhos de terra batida com cavalos. No primeiro dia (Lisboa – Vila Franca de Xira) o viajante encontra de tudo um pouco pelo caminho.
O Tejo é companhia assídua no primeiro dia de viajem e os últimos quilómetros fazem-se quase sempre à beira rio.
São poucos os quilómetros percorridos em estradas nacionais, mas sempre que isso acontecer os caminhantes não devem descurar a segurança. Quanto mais na berma melhor.
O segundo dia do Caminho do Tejo começa em Vila Franca de Xira e termina próximo da praça de touros da Azambuja, depois de vários quilómetros paralelos à via férrea.
O terceiro dia liga Azambuja a Santarém num percurso marcado pelas lezíria, pelas valas e pelos aeródromos. A esta altura o verde é uma presença (quase) constante.
Valada é uma das povoações mais charmosas do terceiro dia. A maioria dos caminhantes não resiste a fazer uma pausa junto ao ancoradouro da aldeia.
No quarto dia os viajantes podem optar entre dois trajetos alternativos, um por Monsanto e o outro até Alcanena. A separação dos caminhos acontece próximo de três moinhos de vento desativados.
A nascente dos Olhos de Água do Alviela (a três quilómetros de Alcanena) é o local mais marcante do dia 4. Além de uma praia fluvial, este espaço conta também com um centro de Ciência Viva, um bar e um parque de campismo.
As oliveiras dominam boa parte da paisagem do dia 4. Até Alcanena o caminho faz-se de natureza e tranquilidade.
No dia 5 (Alcanena/Monsanto – Fátima) o caminho faz-se pelos trilhos da serra de Aire e dos Candeeiros. Os muros de calcário e a vegetação rasteira tornam-se presença constante na parte mais exigente do trajeto.
Seja ou não por ato de fé vale a pena entrar na Basílica da Santíssima Trindade, admirar a obra e desfrutar da paz interior.
As Redes do Pescador recebem os caminhantes no Santuário de Fátima. Depois de quase 150 quilómetros a pé, a ansiada Basílica de Nossa Senhora do Rosário está mais perto do que nunca.
Quase 15 anos depois do lançamento do guia Caminho do Tejo pelo Centro Nacional de Cultura, o Lifecooler apresentou uma nova edição, com textos de quem conhece o percurso, dicas úteis e dezenas de fotos e mapas.

Um caminho que se fez guia

2014-04-30

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora