Cacela Velha – Vila Real de Santo António

Nos limites do concelho de Vila Real de Santo António, defronte para a ria Formosa, Cacela Velha é uma pequena aldeia do sotavento algarvio com séculos de história e uma beleza paisagística impar.
Gregos, romanos, fenícios e muçulmanos foram alguns dos povos que se renderam a este local, actualmente chamado de Cacela Velha, mas que em tempos foi conhecido por Sítio da Igreja.
A vista para o mar e para a ria é um dos cartões-de-visita da aldeia. Para chegarmos à praia é preciso ir de barco, mas no final encontra-se uma língua de areia quase deserta e de águas cálidas.
A paz e tranquilidade de Cacela Velha contrasta com a agitação de Monte Gordo, centro turístico vizinho que se avista a partir do forte de Cacela. Até Espanha também é só um saltinho…
A Rua Eugénio de Andrade homenageia um dos poetas que passou por Cacela Velha, mas também Sophia de Mello Breyner Andresen e Teresa Rita Lopes (entre outros poetas) dão nome a artérias da aldeia.
Ao virar de cada esquina há sempre um quadro pitoresco ou um cenário surpreendente.
O azul e o amarelo emolduram muitas das casas de Cacela Velha, quase todas caiadas com um branco imaculado, bem ao estilo da arquitectura tradicional do sul.
A Igreja de Nossa Senhora da Assunção, construída no século XVI mas reedificada depois do terramoto de 1755, é o principal templo religioso da aldeia.
A Fortaleza de Cacela Velha remonta ao período da ocupação islâmica (século X) mas também ela foi quase totalmente reconstruída depois do grande terramoto de 1755.
Há muitos séculos que a fortaleza tem os olhos postos no mar mas já lá vão os tempos em que os mouros ou os piratas eram a grande ameaça destas muralhas.
O moderno e o antigo conjugam-se harmoniosamente num recanto da aldeia entre a fortaleza e a igreja.
O cemitério antigo fica mesmo no centro da aldeia, mas foi desactivado há quase cem anos. No mesmo local foram encontrados vestígios habitacionais do século XIV.

Cenários poéticos

Nelson Jerónimo Rodrigues 2012-04-23

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora