Brincar e aprender na Casa dos Nichos

Núcleo arqueológico no coração de Viana

Em pleno centro histórico de Viana do Castelo, um dos edifícios mais emblemáticos da cidade acolhe um núcleo museológico que aposta tudo nas crianças. Há visitas guiadas gratuitas, um museu virtual e Domingos em Família.

Bonita por fora, interessante por dentro. É assim a Casa dos Nichos, nome pelo qual é conhecido o elegante edifício do século XV, onde já funcionou a Confraria dos Mareantes. Recuperado o edifício, a Câmara Municipal inaugurou aqui, em 2008, um núcleo museológico que tem entrada gratuita e desenvolve diversas atividades a pensar nos mais jovens.

Na parte da exposição vai encontrar boa parte do espólio arqueológico do concelho, desde a pré-história à formação da nacionalidade (século XII-XIII) e ainda o aparecimento da vila de Viana. Tem também uma área de museologia virtual que permite, através da utilização de meios multimédia, ficar a conhecer sítios arqueológicos importantes do concelho, tais como a citânia de Santa Luzia, as sepulturas medievais de Santa Maria de Geraz do Lima ou as gravuras rupestres de Carreço.

Um domingo por mês realiza-se a atividade “Domingos em Família”, dirigida a toda a família, onde os mais pequenos podem desenvolver, com a ajuda dos adultos tarefas tão diversas como jogos, trabalhos em cerâmica, ourivesaria, tecelagem, entre várias outras.

Casa dos Nichos
Rua de Viana, Viana do Castelo
Todos os dias, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00.
A entrada é livre. Mais informações e marcação de visitas pelo tel. 258 809359 ou email casadosnichos@cm-viana-castelo.pt.

Céu Coutinho 2013-02-19

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora