Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira - BF14

Do Tejo ao Mekong

A 13ª edição da Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira, uma das mais emblemáticas do país, já começou a espalhar imagens pela cidade. A exposição com os trabalhos premiados ainda está em contagem decrescente mas outras mostras servem de aperitivo ao evento, relevando cenários captados em todo o mundo, do virar da esquina à Ásia distante.

Surgida há 25 anos, em 1989, a Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira teve muitas fases de luz e algumas de ocaso mas em 2014 surge cheia de vida e dinamismo. A BF14, como é designada a exposição principal, vai estar patente no Celeiro Patriarcal de 15 de novembro a 18 de janeiro de 2015, altura em que serão apresentados os trabalhos dos premiados (destaque para Luísa Baeta, com o melhor conjunto) e outras fotos selecionadas pelo júri.

Até lá poderá passar por muitas mais exposições, todas gratuitas e já de portas abertas. O destaque vai para Nasci com Passaporte de Turista e Outras Fotografias, a primeira mostra do mais recente equipamento cultural da cidade, situado à beira Tejo, a Fábrica das Palavras. Nela se revela o olhar de Afonso de Burnay sobre o rio Mekong, um dos maiores do mundo, desde o Laos ao Camboja. A dois passos dali, no Museu do Neo-Realismo (Rua Alves Redol), há mais duas exposições: Vende-se, de Augusto Brázio, e noct, de Diogo Simões. A partir de 25 de outubro os hóspedes (e não só) do Lezíria Hotel ficarão surpreendidos com a mostra Tribo da Fotografia, enquanto na outra margem do rio o EVOA (Espaço de Visitação e Observação de Aves) apresenta EVOA intemporal, assinada por Vitor Manike.

Mas a Bienal de Fotografia também ultrapassa os limites do concelho, viajando por Lisboa, Tomar e Barreiro. Na capital, o Espaço Documenta irá receber a partir de novembro a coletiva Hold Still, Keep Going, e a Sociedade Nacional de Belas Artes serve de montra em janeiro a uma exposição de Pedro Inácio. Pelo Auditório Municipal Augusto Cabrita, no Barreiro, passará o trabalho Lugares Vagos, enquanto o Instituto Politécnico de Tomar dá a conhecer a arte de João Paulo Serafim. Para mais informações sobre estas e outras exposições visite o site da BF14.

Nelson Jerónimo Rodrigues 2014-10-22

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora