As cerejas e o Porto

As ruas da cidade ficam (ainda) mais bonitas com cestos carregados de cerejas às portas das mercearias, as antigas e as modernas. Paula C., do blogue Viver o Porto, encanta-nos o olhar com instantâneos cheios de cor e sabor.

por Paula C.

Comecei o dia como sempre começo, com aquela vontade que a vida me surpreenda. Vesti uma roupa simples e leve, compus com o lenço que trouxe da Índia, dei uma rápida olhadela ao espelho só para confirmar que estava bem, peguei na inseparável Canon, e saí.

À minha espera tinha a cidade, o meu Porto deslumbrante com tantas histórias para contar. Como as cerejas – começamos por comer uma, queremos outra, e depois mais outra, e não conseguimos parar. E se o Porto se reinventa a cada esquina que cruzo, com tantas lojas novas, tantos espaços remodelados, sítios bonitos e que convidam a entrar, as cerejas fazem agora parte da sua paisagem – gordas, carnudas, vermelhas – fácil andarmos por aí e vê-las a chamar por nós.

E assim aconteceu:
com as cerejas em mente, e com elas como tema para as minhas descobertas na cidade, deixei que esta me surpreendesse mais uma vez:
entrei numa loja na qual nunca tinha entrado - a Saboriccia da Rua de Santa Catarina, loja de produtos típicos portugueses, e que estava com um cesto maravilhoso de enormes cerejas à porta; mais à frente fiquei a conhecer histórias centenárias na típica e também centenária mercearia Comer e Chorar por Mais na Rua Fernandes Tomás - que na montra, a par do cestinho das cerejas, tinha dizeres chamativos e um lenço de Viana vermelho; e terminei no fervilhante Mercado do Bolhão – onde sem necessidade de decoração extra, as cerejas são cor por excelência, e fazem parte do emaranhado de turistas que todos os dias ali vão.
Os dias no Porto têm estado assim, como as histórias e as cerejas que gostamos de ouvir ou de comer: coloridos, e cheios de surpresas boas.
Quanto às cerejas, chegam-nos cá vindas de quintas do Douro ou de Trás-os-Montes, são docinhas e só fazem bem, e enquanto estamos no tempo delas, há que aproveitar!

nota: os 3 locais visitados são obviamente apenas alguns dos sítios onde pode encontrar cerejas no Porto.

Saboriccia – Produtos Regionais
Rua de Santa Catarina, 303
4000 – 451 Porto
(e Rua Senhora da Luz, Foz)
Tlf: 22 099 6595

Comer e Chorar por Mais – Casa fundada em 1916
Rua Fernandes Tomás, 300
4000 – 248 Porto
Tlf: 222 004 407

Mercado do Bolhão
Rua Fernandes Tomás
4000 – 248 Porto

 

A autora e o blogue
Paula C. é do Porto e apaixonada pela sua cidade. Acredita que os melhores momentos da vida muitas vezes são esses que aparecem ao virar da esquina, por isso não larga a sua Canon e gosta de partilhar no blog o que de bom acontece na sua cidade. O mar e as viagens são outras das suas grandes paixões
Blogue
Facebook

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora