Archikidz 2015

Arquitetar o futuro

É este domingo, dia 19, que se realiza a segunda edição do Archikidz, desta vez na Sala Portugal da Sociedade de Geografia de Lisboa. Está na altura de lhe perguntar: o seu filho já sabe o que quer ser quando for grande?

Lá diz o ditado que “de pequenino é que se torce o pepino”. Talvez tenha sido esse o pressuposto de Robert Mulder quando criou o projeto Archikidz, para despoletar nas crianças o seu lado mais criativo e empreendedor aproximando-as da arquitetura. Depois do sucesso em Amesterdão, este festival viajou entretanto para Roterdão, Bergen, Buenos Aires, Sidney e Barcelona, aterrando o ano passado em Lisboa. A segunda edição realiza-se já este fim de semana, domingo, na Sala de Portugal da Sociedade de Geografia de Lisboa. Com participação gratuita, entre as 15h e as 18h, destina-se a crianças entre os 5 e os 12 anos.
 

Sabes o que é uma maquete?

Poderá ser esta uma das primeiras questões que os pequenos arquitetos irão ouvir. Nesta festa-workshop – como a própria organização descreve o Archikids 2015 – as crianças vão ter a oportunidade de aprender mais sobre arquitetura construindo a maquete de uma casa sob a orientação de profissionais da área.

Todos os anos há um tema diferente a trabalhar. Na edição anterior, o evento decorreu no Torreão Poente do Terreiro do Paço, acolhendo cerca de 180 crianças que, por umas horas, puderam pensar sobre arquitetura e reabilitação urbana, numa festa que se manifestou didática e, ao mesmo tempo, bastante divertida. Este ano, os miúdos vão poder dar largas à imaginação despertando a sua criatividade relativamente ao espaço em que vivem e que as rodeia.

Neste Archikids 2015 esperam-se aproximadamente 250 crianças e um convidado especial. O conceituado arquiteto português João Perloiro vai estar presente nesta edição para uma pequena conversa com os pequenos aprendizes. Qual o tema? Está no segredo dos deuses…

 

Sociedade de Geografia de Lisboa – Sala Portugal

Rua das Portas de Santo Antão, 100
1150-269 Lisboa, Portugal
Tlf: 213425401/308801858
Site: www.socgeografialisboa.pt
Email: geral@socgeografialisboa.pt

 

Ana Marta Monte

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora