Aquae Sulis – Termas de S. Pedro do Sul

Banhos reais junto ao Vouga

D. Afonso Henriques a Banhos nas Termas de S. Pedro do Sul é um evento de recriação histórica que anima este fim de semana a famosa estância termal cujas origens remontam à época romana, situada no centro do país, na região de Lafões, à beira do rio Vouga.

Dias 23 e 24 de julho, as Termas de S. Pedro do Sul retrocedem no tempo e recebem visitantes mui ilustres.

A fama destas termas de águas quentes e sulfurosas remonta à época Romana. Entre os seus mais prestigiados frequentadores contam-se duas figuras históricas de grande importância: o primeiro rei e a última rainha de Portugal (respetivamente, D. Afonso Henriques e a rainha D. Amélia). Com tais pergaminhos, não admira que em 1929 um jornal local tenha procurado tirar partido da situação, criando uma frase publicitária (e autêntica): «Venham às Caldas que curaram o primeiro Rei e a última Rainha de Portugal».

A partir do século XIX, o termalismo conquista grande popularidade, tornando-se as estâncias termais destinos muito apreciados, o que conduziu a grandes desenvolvimentos e melhoramentos nos edifícios e complexos. Em S. Pedro do Sul, foi inaugurado, em 1894, o balneário Rainha D. Amélia, integralmente modernizado por ocasião do seu centenário, em 1994.

A Banhos

O evento Aquae Sulis , festival romano que se realizou pela primeira vez em 2014, começa na sexta-feira, 22, pelas 21h30 ,com uma tertúlia junto às Ruínas Romanas, também conhecidas como Piscina D. Afonso Henriques.

No sábado, 23, o Mercado abre pelas 11 horas da manhã. O desfile de abertura, com poemas para El Rey. Ao longo da tarde estão previstos vários momentos de animação como o contador de histórias, oficina do ferreiro, demonstração de treino de armas, falcoaria, oficinas do ferro, espetáculos de música de dança.

No domingo, 24, a abertura está novamente marcada para as 11 horas e a festa dura até às 23h30. Danças árabes, artes circenses e uma animação denominada D. Afonso Henriques a Banhos, contam-se entre as principias atrações do dia.

2016-07-20

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora