À descoberta da Golegã

Situada em plena lezíria ribatejana, a Golegã ostenta orgulhosamente o estatuto de Capital do Cavalo. Este animal está omnipresente em toda a vila.
As charretes fazem parte do trânsito local e não servem só para os turistas passearem, porque ainda há habitantes que gostam de andar pela vila a cavalo.
É claro que onde há cavalos, há toureiros. Esta estátua, na praça principal da vila, lembra o matador Manuel dos Santos, um nome grande para os aficcionados.
A Igreja Matriz é um dos principais postais ilustrados da Golegã. Vale a pena passar por lá e admirar o belo pórtico manuelino do século XVI.
Edifício único, a Casa-Estúdio Carlos Relvas é um verdadeiro templo da fotografia. Lá dentro está um legado de 13 mil negativos.
Não é exagero dizer que os golganenses passam o ano inteiro a pensar na Feira Nacional do Cavalo, organizada todos os anos por alturas do São Martinho. Este ano, realiza-se entre 5 e 14 de Novembro.
Além das provas hípicas que dominam o cartaz da Feira Nacional do Cavalo, os visitantes podem ainda descobrir o artesanato e a gastronomia da região, de preferência com um copo de água-pé na mão.
No Pátio dos Campinos Felício e Singéis, vizinho do Picadeiro Lusitanus, é possível admirar a beleza dos cavalos e a arte de bem cavalgar.
Aqui, até os cavalos gostam de receber visitantes. Dá vontade de fazer uma festa, não dá?
Uma galeria de arte, um museu e a Biblioteca do Cavalo são alguns dos espaços que compõem o Equuspolis, edifício de três pisos envolvido pelo Parque da Juventude.
A Golegã é também a terra de José Saramago, que nasceu na pequena aldeia da Azinhaga. Hoje, uma estátua do escritor faz companhia aos seus pacatos moradores.
Aqui nasceu José Saramago. A Azinhaga, que reivindica o estatuto de aldeia mais portuguesa do Ribatejo não esquece a memória do seu filho mais ilustre.
Entre os rios Almonda e Tejo fica a Reserva Natural do Paul do Boquilobo, autêntico santuário ecológico para uma imensidão de aves migratórias.

Orgulhosamente ribatejana

Nelson Jerónimo Rodrigues 2010-11-03

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora