8 ½ Festa do Cinema Italiano

Um festival para ver, saborear e aprender

Começa em Lisboa mas espalha-se por mais cinco cidades do país - Porto, Évora, Caldas da Rainha, Loulé e Coimbra – de 25 de março a 7 de maio. O 8 ½ Festa do Cinema Italiano promove o melhor da sétima arte italiana e aproveita a deixa para divulgar também os sabores e a língua transalpina.

Apesar da curta existência (data de 2008), este festival é já considerado o maior evento em Portugal dedicado ao cinema e cultura italianos. O 8 ½ Festa do Cinema Italiano é organizado pela associação Il Sorpasso que, em colaboração com o Instituto de Cultura e a Embaixada de Itália em Portugal resulta de um trabalho harmonioso entre profissionais portugueses e italianos. Basta falar um pouco da programação para comprová-lo.  

Filmes premiados em exibição

Desde o início, a organização acostumou os seus visitantes a filmes de qualidade, seja de artistas galardoados ou de promessas da sétima arte com valor comprovado. Este ano não é exceção. O 8 ½ Festa do Cinema Italiano inaugura em Lisboa, no Cinema S. Jorge, às 21h30 do dia 25 de março, com a antestreia do filme vencedor do Grand Prix de 2014 no Festival de Cannes. Trata-se da mais recente película de Alice Rohrwacher, o País das Maravilhas, que trará a Portugal tanto a realizadora como a sua irmã, Alba Rohrwacher, a atriz principal do filme. A protagonista é também a figura central de outro filme em exibição: Corações Inquietos, premiado no Festival de Veneza com duas Coppa Volpi para melhor ator – Adam Driver – e melhor atriz para Alba. Para fechar em grande a agenda cinematográfica de Lisboa estará também em exibição – pela primeira vez fora de Itália – O Rapaz Invisível, o novo filme do oscarizado Gabriele Salvatores.

Encontrámos também algumas novidades na programação como a estreia das séries televisivas, neste caso, a Gomorra ou um novo espaço dedicado à divulgação de regiões menos conhecidas de Itália. Fala-se, nesta edição, de Basilicata, no sul do país. Há também uma nova secção totalmente direcionada aos mais novos chamada Piccolini com atividades didáticas cujas personagens principais são os famosos Topo GigioCalimero e Pinocchio.

Os outros prazeres de Itália

Como sabemos, Itália é também a apreciada gastronomia ou o romantismo e musicalidade da sua língua, fatores que não escaparam no 8 ½ Festa do Cinema Italiano. Haverá workshops de língua italiana para principiantes, assim como uma mostra de obras literárias italianas que culmina com uma tertúlia com editores, tradutores e escritores.

A Rota dos Sabores – Porções de Itália é já um clássico neste festival. Os melhores restaurantes italianos da capital juntam-se à festa com menus especiais e promoções para o público do evento. De 25 de março a 2 de abril, o Casanostra, Il Gattopardo, La Mercantina ou La Dolce Vita Gourmet são alguns dos locais onde poderá ir depois da sua sessão de cinema na Festa do Cinema Italiano.

Em Lisboa, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano realiza-se de 25 de março a 2 de abril no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa. Viaja depois para o Porto, na Casa das Artes, de 9 a 12 de abril. Entre 15 e 18 de abril, é a vez de Évora receber o festival, no Auditório Soror Mariana. Transfere-se depois para Loulé, no Cine-Teatro Louletano, de 1 a 3 de maio. Coimbra, no Teatro Académico de Gil Vicente, é o último destino (5 a 7 de maio) antes de partir para Luanda e Maputo, em Junho.
 

Consulte toda a programação em www.festadocinemaitaliano.com.


Ana Marta Monte

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora